A ocorrência da síndrome de Burnout entre profissionais de saúde / The occurrence of Burnout syndrome among healthcare professionals

Bárbara Maria Gomes Luna, Adriana Maria de Freitas, Maria Betânia Silva de Moura, Monica Marques Nascimento, Paula Caroline da Silva

Abstract


Introdução: atuação da enfermagem em seus atributos e exigências, contribui com os fatores de risco para a saúde mental dos enfermeiros, cujo uma das consequências que pode levar a síndrome de Burnout. Objetivo: conhecer as causas bases que estão levando os profissionais de saúde a desenvolver esta síndrome. Metodologia: trata-se de um estudo de revisão integrativa da literatura que tem como caráter quantitativo e qualitativo. Resultados e discussão: foi encontrado grande nível de exaustão emocional, sobrecarga de trabalho, insatisfação com salário o que leva um estresse intenso ao profissional. Conclusão: diante dos resultados que confirma que esta classe corre um risco de adoecimento psicológico maior comparada com as outras classes trabalhistas, os estudos apontam a importância da saúde mental dos enfermeiros no contexto de trabalho.


Keywords


esgotamento profissional, Burnout, enfermagem.

References


Aurora de Afonso Costa, Niterói, 2018 disponível em acesso em : 2 de junho de 2020.

LOIOLA, Elainy; MARTINS, Maria do Carmo. Auto eficácia no trabalho e síndrome de burnout em profissionais de enfermagem. Psic., Saúde & Doenças, Lisboa , v. 20, n. 3, p. 813-823, dez. 2019 . Disponível em . Acesso em 5 de junho de 2020.

MELO, FAbricia Maria de Araújo Burtorf, SÍNDROME DE BURNOUT EM ENFERMEIROS ASSISTENCIAIS: ESTUDO EM UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO, João pessoa, 2018, disponível em: acesso em: 1 de junho de 2020.

OLIVEIRA, Ramonyer Kayo Morais, ET al(2013), síndrome de Bournot em enfermeiros: revisão integrativa, disponível em

REZENDE, Roseli, (2013)Síndrome de Burnout e absenteísmo em enfermeiros

no contexto hospitalar: revisão integrativa da literatura

brasileira, disponível em acesso em 3 de junho de 2020.

Sanches, Roberta Seron, 2018, Fatores relacionados ao desenvolvimento de estresse e burnout entre profissionais de enfermagem que atuam na assistência a pessoas vivendo comHIV/aids, disponível em acesso em: 5 de junho de 2020.

Soares, Rafael da Silva. Burnout e fatores associados entre profissionais de enfermagem de hospital municipal no Rio de Janeiro. 2018. 79 f. Dissertação (Mes

trado Acadêmico em Ciências do Cuidado em Saúde) - Escola de Enfermagem

> acesso em: 2 de junho de 2020.

SKOREK, Josenei, 2013, síndrome de Bournot em profissionais de enfermagem atuantes em unidade de terapia intensiva, disponível em acesso em 18 de junho de 2020.

TRINDADE,L.d.L; LAUTERT,L, Síndrome de Burnout entre os trabalhadores da Estratégia de Saúde da Família*, são Paulo, 2010, disponível em: acessos em 19 jun. 2020. http://dx.doi.org/10.15309/19psd200320.




DOI: https://doi.org/10.34119/bjhrv4n2-065

Refbacks

  • There are currently no refbacks.