Vivência acadêmica da assistência de enfermagem á mulheres com síndrome hipertensiva durante a gravidez atendidas em uma maternidade em Belém do Pará: um relato de experiência / Academic experience of nursing assistance to women with hypertensive syndrome during pregnancy care at a maternity in Belém do Pará: an experience report

Ana Paula de Souza Mendes, Ana Luísa Lemos Bezerra, Camila Ferreira Martins, Brenda Tanielle Dutra Barros, Dawila Ruany de Almeida Palheta, Luziane de Souza Soares, Tatiane Roseli Alves Castro, Vanessa de Fátima Santos Vilhena

Abstract


Introdução: A gestação é o período mais esperado pelas mulheres e suas famílias, porém pode haver algumas complicações decorrentes desta patologia, dificultando essa fase. Objetivo: Descrever a vivência acadêmica de alunos do curso de enfermagem, na assistência às mulheres com síndrome hipertensiva durante a gestação em tratamento em uma maternidade de referência de Belém do Pará. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência, da vivência de alunos do 6º semestre de graduação em enfermagem de uma Universidade privada, durante a prática supervisionada da disciplina “Atenção Integral à Saúde da Mulher” realizada no período de 18 a 21 de dezembro de 2018, em uma maternidade localizada em Belém, Pará. Resultados e Discussões: No decorrer da coleta de dados realizada pelos discentes, notou-se que grande parte das pacientes não havia realizado o pré-natal adequado e desconheciam os fatores que favorecem o aparecimento da doença durante a gestação. Conclusão: Na prática os alunos evidenciaram as orientações de enfermagem, como controle da pressão arterial, orientação sobre alimentação, assim como, observar os sinais de edema, cefaleia e a importância de realizar os exames de proteinúria.


Keywords


Saúde da mulher, Síndrome hipertensiva, Prevenção.

References


COELHO, F.F; KUROBA, S.L. Emergência Hipertensiva Na Gestação: Síndrome Hellp uma revisão De Literatura. Revista saúde e desenvolvimento. v. 12, n. 13, 2018. Disponívelem: Acessado em: 05/02/2019.

LIMA, J.P; VERAS, l.l.N; PEDROSA, E.K.F; COSTA, G.S.G; CAVALVANTE, V.M. Perfil socioeconômico e clínico de gestantes com síndrome hipertensiva gestacional. Revista de rede de enfermagem do Nordeste. Fortaleza, V. 19, 2019. Disponível em: Acessado em: 05/02/2019.

MOREIRA, K. F. A; RODRIGUES, D. E; FERREIRA, L. N; RODRIGUES, M. A. S; OLIVEIRA, D. M; PEREIRA, P. P. S. Aprendendo, ensinando e mapeando território: vivências de acadêmicos de enfermagem. Revista Eletrônica Acervo Saúde. São Paulo, V.11, n.4, p.240, 2019. Disponível em: acessado em: 05/02/2019.

SILVA, F.D; JESUS, G.E; PERES, C.L. Assistência de enfermagem na unidade básica de saúde na doença hipertensiva específica na gestação. Revista refaci. Brasília, V. 2, n.02, p.01-11. Disponível em: < http://revista.faciplac.edu.br/index.php/REFACI/article/viewFile/575/210> Acesso em: 05/02/2019.




DOI: https://doi.org/10.34119/bjhrv4n2-057

Refbacks

  • There are currently no refbacks.