Confecção de um instrumento para alta orientada pela enfermagem em um alojamento conjunto: Arco de problematização de Maguerez / Confection of an instrument for nursing-guided discharge in a rooming house: Maguerez's problematization arc
Abstract
Introdução: Após a alta hospitalar, os cuidados passam a ser realizados pelo próprio indivíduo e/ou por um cuidador, no domicílio. No entanto, sabe-se que pacientes e cuidadores possuem dificuldades na compreensão das orientações repassadas pela equipe de saúde, sendo a alta um momento permeado de dúvidas e incertezas. Objetivo: elaboração de um folder educativo para utilização durante a alta orientada pela equipe de enfermagem. Metodologia: trata-se de um projeto de intervenção realizado por enfermeiros residentes, em uma enfermaria de alojamento conjunto, no período de março a abril de 2019. Utilizou-se o método de problematização do Arco de Maguerez. Resultados e Discussão: Foram desenvolvidas as cinco etapas do método. Primeira etapa: observação da realidade e constatação da falha de orientações adequadas no momento da alta hospitalar. Na segunda etapa: identificação de pontos chave que mereciam destaque na alta, incluindo alterações fisiológicas e patológicas. Na etapa seguinte, a teorização, foram feitas discussões em grupo com embasamento científico. Como hipótese de solução, optou-se pela elaboração de um folder informativo, sendo este utilizado no momento da alta hospitalar orientada pela equipe de enfermagem, constituindo-se na última etapa. Conclusão: o folder educativo é uma metodologia efetiva para promoção e educação em saúde.
Keywords
Full Text:
PDF (Português (Brasil))References
ALVES, Maria Nizete Tavares et al. Metodologias pedagógicas ativas na educação em saúde. Revista de Psicologia. v. 10, n. 33, p. 339-346, 2017.
ALVIM NAT, FERREIRA MA. Perspectiva problematizadora da educação popular em saúde e a enfermagem. Texto Contexto Enferm. 16(2):315-9, 2007.
BERBEL, Neusi Aparecida Navas; GAMBOA, Sílvio Ancizar Sánchez. A metodologia da problematização com o Arco de Maguerez: uma perspectiva teórica e epistemológica. Filosofia e Educação. v.3, n. 2, 2012.
BORDENAVE JD, PEREIRA AM. Estratégias de ensino aprendizagem. 25ª ed. Petrópolis (RJ): Vozes; p.15-21, 2004.
CESAR, A. M; SANTOS B. L. Percepção de cuidadores familiares sobre um programa de alta hospitalar. Revista Brasileira de Enfermagem. v.58, n.6, 2005.
COLLI, Monique; ZANI, Adriana Valongo. Validação de um plano de alta de enfermagem para gestantes e puérperas de alto risco. Revista Mineira de Enfermagem, v. 20, 2016.
CUNHA, Amanda Maria Silva et al. Aplicação da Teoria Humanistica de Enfermagem na Assistência de Enfermagem
a Uma Puérpera. Gep News, v. 1, n. 4, p. 26-32, 2018.
FAISAL-CURY, Alexandre; MENEZES, Paulo Rossi. Ansiedade no puerpério: prevalência e fatores de risco. Revista Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia, v. 28, n. 3, p. 171-178, 2006.
FUJITA, Júnia Aparecida Laia da Mata et al. Uso da metodologia da problematização com o Arco de Maguerez no ensino sobre brinquedo terapêutico. Revista Portuguesa de Educação, v. 29, n. 1, p. 229-258, 2016.
LANDOWSKY, THAIS FERNANDA et al. Aleitamento materno e o dormir compartilhado: visão dos profissionais dasaúde. Revista Interdiciplinar Ciências e Saúde-Rics, v. 4, n. 1, 2018.
MACEDO, Kelly Dandara da Silva et al. Metodologias ativas de aprendizagem: caminhos possíveis para inovação no ensino em saúde. Escola Anna Nery, v. 22, n. 3, 2018
PETRAGLIA, I.C. Interdisciplinaridade: o cultivo do professor. São Paulo: Editora Pioneira, 1993.
POMPEO, DA; PINTO, MHA. Atuação do Enfermeiro na Alta Hospitalar: reflexão a partir dos relatos dos pacientes. Acta. Paul. Enferm, v.20 (3): p. 345-50, 2007.
ROCHA et al. Educação em saúde na comunidade ação multidisciplinar: relato de
Experiência. Brazilian Journal Of Health Review, [S.L.], v. 4, n. 1, p. .2821-2829, 2021.
RODRIGUES J, ZAGONEL, IPS, MANTOVANI, MF. Alternativas para a prática docente no ensino superior de enfermagem, 2007.
SALES, Isabela Maria Magalhães et al. Contribuições da equipe enfermagem na segunda etapa do Método Canguru:
Implicações para a alta hospitalar do recém-nascido. Escola Anna Nery, v. 22, n. 4, 2018.
SILVA, Marcela Rosa da; KREBS, Vanine Arieta. Uma análise sobre a saúde da mulher no período puerperal/ An analysis on women's health in the puerperal period. Brazilian Journal Of Health Review, [S.L.], v. 4, n. 1, p. 611-620, 2021.
DOI: https://doi.org/10.34119/bjhrv4n2-027
Refbacks
- There are currently no refbacks.