Confecção de um instrumento para alta orientada pela enfermagem em um alojamento conjunto: Arco de problematização de Maguerez / Confection of an instrument for nursing-guided discharge in a rooming house: Maguerez's problematization arc

Pablo Nascimento Cruz, Jaiza Sousa Penha, Waleska Lima Alves Simas, Fábio Batista Miranda, Mirlla Ferreira Jacinto, Beatriz Duailibe Alves, Jhessica Ivanilde Silva Gomes, Rafael Lima Alves

Abstract


Introdução: Após a alta hospitalar, os cuidados passam a ser realizados pelo próprio indivíduo e/ou por um cuidador, no domicílio. No entanto, sabe-se que pacientes e cuidadores possuem dificuldades na compreensão das orientações repassadas pela equipe de saúde, sendo a alta um momento permeado de dúvidas e incertezas. Objetivo: elaboração de um folder educativo para utilização durante a alta orientada pela equipe de enfermagem. Metodologia: trata-se de um projeto de intervenção realizado por enfermeiros residentes, em uma enfermaria de alojamento conjunto, no período de março a abril de 2019. Utilizou-se o método de problematização do Arco de Maguerez. Resultados e Discussão: Foram desenvolvidas as cinco etapas do método. Primeira etapa: observação da realidade e constatação da falha de orientações adequadas no momento da alta hospitalar. Na segunda etapa: identificação de pontos chave que mereciam destaque na alta, incluindo alterações fisiológicas e patológicas. Na etapa seguinte, a teorização, foram feitas discussões em grupo com embasamento científico. Como hipótese de solução, optou-se pela elaboração de um folder informativo, sendo este utilizado no momento da alta hospitalar orientada pela equipe de enfermagem, constituindo-se na última etapa. Conclusão: o folder educativo é uma metodologia efetiva para promoção e educação em saúde.


Keywords


Educação em saúde. Promoção da saúde. Enfermagem.

References


ALVES, Maria Nizete Tavares et al. Metodologias pedagógicas ativas na educação em saúde. Revista de Psicologia. v. 10, n. 33, p. 339-346, 2017.

ALVIM NAT, FERREIRA MA. Perspectiva problematizadora da educação popular em saúde e a enfermagem. Texto Contexto Enferm. 16(2):315-9, 2007.

BERBEL, Neusi Aparecida Navas; GAMBOA, Sílvio Ancizar Sánchez. A metodologia da problematização com o Arco de Maguerez: uma perspectiva teórica e epistemológica. Filosofia e Educação. v.3, n. 2, 2012.

BORDENAVE JD, PEREIRA AM. Estratégias de ensino aprendizagem. 25ª ed. Petrópolis (RJ): Vozes; p.15-21, 2004.

CESAR, A. M; SANTOS B. L. Percepção de cuidadores familiares sobre um programa de alta hospitalar. Revista Brasileira de Enfermagem. v.58, n.6, 2005.

COLLI, Monique; ZANI, Adriana Valongo. Validação de um plano de alta de enfermagem para gestantes e puérperas de alto risco. Revista Mineira de Enfermagem, v. 20, 2016.

CUNHA, Amanda Maria Silva et al. Aplicação da Teoria Humanistica de Enfermagem na Assistência de Enfermagem

a Uma Puérpera. Gep News, v. 1, n. 4, p. 26-32, 2018.

FAISAL-CURY, Alexandre; MENEZES, Paulo Rossi. Ansiedade no puerpério: prevalência e fatores de risco. Revista Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia, v. 28, n. 3, p. 171-178, 2006.

FUJITA, Júnia Aparecida Laia da Mata et al. Uso da metodologia da problematização com o Arco de Maguerez no ensino sobre brinquedo terapêutico. Revista Portuguesa de Educação, v. 29, n. 1, p. 229-258, 2016.

LANDOWSKY, THAIS FERNANDA et al. Aleitamento materno e o dormir compartilhado: visão dos profissionais dasaúde. Revista Interdiciplinar Ciências e Saúde-Rics, v. 4, n. 1, 2018.

MACEDO, Kelly Dandara da Silva et al. Metodologias ativas de aprendizagem: caminhos possíveis para inovação no ensino em saúde. Escola Anna Nery, v. 22, n. 3, 2018

PETRAGLIA, I.C. Interdisciplinaridade: o cultivo do professor. São Paulo: Editora Pioneira, 1993.

POMPEO, DA; PINTO, MHA. Atuação do Enfermeiro na Alta Hospitalar: reflexão a partir dos relatos dos pacientes. Acta. Paul. Enferm, v.20 (3): p. 345-50, 2007.

ROCHA et al. Educação em saúde na comunidade ação multidisciplinar: relato de

Experiência. Brazilian Journal Of Health Review, [S.L.], v. 4, n. 1, p. .2821-2829, 2021.

RODRIGUES J, ZAGONEL, IPS, MANTOVANI, MF. Alternativas para a prática docente no ensino superior de enfermagem, 2007.

SALES, Isabela Maria Magalhães et al. Contribuições da equipe enfermagem na segunda etapa do Método Canguru:

Implicações para a alta hospitalar do recém-nascido. Escola Anna Nery, v. 22, n. 4, 2018.

SILVA, Marcela Rosa da; KREBS, Vanine Arieta. Uma análise sobre a saúde da mulher no período puerperal/ An analysis on women's health in the puerperal period. Brazilian Journal Of Health Review, [S.L.], v. 4, n. 1, p. 611-620, 2021.




DOI: https://doi.org/10.34119/bjhrv4n2-027

Refbacks

  • There are currently no refbacks.