Reflexões sobre a didática no ensino superior para a formação de docentes / Reflections on didactics in higher education for teacher training

Marília Lopes Pernambuco, Richardson Lemos de Oliveira, Francisco Josemar Alves de Oliveira, Vicente de Paulo dos Anjos Landim, Bibiana Kaiser Dutra, Evandro de Oliveira Brito, Heberth Almeida de Macedo, Fernanda Pereira dos Santos, Silvana Pereira Pinheiro, Josele da Rocha Schräder

Abstract


O texto aborda sobre didática, como uma ciência aplicada no processo de ensino e aprendizagem. Este estudo procurou analisar a ideia de que a didática sendo aprendida e aplicada funciona como elemento favorável para a construção qualitativa do docente, do discente e do processo educacional. Foi realizada uma revisão bibliográfica onde foi estruturado em 3 tópicos. Inicialmente foi abordado uma breve retrospectiva da didática, como a arte de ensinar. A seguir apresentou-se a didática na formação do docente do ensino superior, buscando refletir seu papel no processo de ensino/aprendizagem, entendendo que esta acontece à partir do entendimento das ações práticas, das orientações teóricas e dos valores e atitudes decorrentes da interação com a realidade social. E, por último, os desafios da prática docente. O presente estudo demonstrou que a didática é fundamental, é um instrumento facilitador, o qual propicia a interação e o crescimento das partes: universidade, aluno, docente, sociedade.


Keywords


Ensino Superior, Docente, Educação.

References


AMBONI, N; AMBONI, M. F. Pesquisa de avaliação. Palhoça: Unisul Virtual, 2006.

AQUINO, Orlando Fernández; PUENTES, Roberto Valdés. Trabalho didático na universidade: estratégias de formação. Campinas, São Paulo: Papirus, 2009.

BRESSAN, F. O método do estudo de caso. Disponível em http://www.fecap.br/adm_online/art11/lavio.htm Acesso dez. 2016.

CAMBI, F. História da Pedagogia. 2. ed. São Paulo: UNESP, 1999.

CASTANHO, Sérgio & CASTANHO, Maria Eugênia (Org). Temas e Textos em Metodologia do Ensino Superior. 6ª Ed. Campinas, São Paulo: Papirus, 2009.

CAVALCANTI, M. e MOREIRA, E. O.. Metodologia de estudo de caso: livro didático. 3. ed. rev. e atual. Palhoça: UnisulVirtual, 2008.

COMENIUS. Didática Magna. 1. ed. - São Paulo: Martins Fontes, 1651.

Didática: suas relações, seus pressupostos. In: VEIGA. I. P. A. (coord.). Repensando a didática. Campinas: Papirus, 1988.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 34ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GIL, Antonio Carlos. Didática do Ensino Superior. São Paulo: Atlas, 2010.

LIBÂNEO, José Carlos. Didática: Velhos e Novos Temas. Goiânia: Edição do Autor, 2002.

MARCONI, Marina de Andrade e LAKATOS, Eva Maria. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Editora Atlas, 4ª Ed. 1992.

MOREIRA, E. O. Metodologia Científica: livro didático. 2 ed. rev. e atual. Recife: UNINASSAU, 2015.

PACHANE, Graziela Giusti e PEREIRA, Elisabete Monteiro de Aguiar. A importância da formação didático-pedagógica e a construção de um novo perfil para docentes universitários. 2003. 255f. Faculdade de Educação, UNICAMP, Campinas.

PERRENOUD, Philippe. Ensinar: agir na urgência, decidir na incerteza. 2ª Ed. Porto Alegre: Artmed, 2001.

PIMENTA, Selma Garrido & ANASTASIOU, Léa das Graças Camargos. Docência no ensino Superior. 4ª ed. São Paulo: Cortez, 2010

QUELUZ, Ana Gracinda (Org). Educação Sem Fronteiras: Em Discussão o Ensino Superior. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2003.

RIOS, T. A. Compreender e ensinar: Por uma docência de melhor qualidade. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2001.

RIBEIRO, K. A; NASCIMENTO, D. C. Competência pedagógica na sociedade do conhecimento: uma nova realidade para a prática da docência universitária. Disponível em:

< http://revistaopara.facape.br/article/view/32/22>>. Acesso em: 24 out. 2019.

SHULMAN, Lee S. Conhecimento e ensino: fundamentos da nova reforma. Jornal da formação de professores e currículo, v 9, n 2, 2005.

STEINER, João E. & MALNIC, Gerhard. Ensino Superior: Conceito e Dinâmica. São Paulo: Edusp, 2006.

VEIGA, I. P. A. A prática pedagógica do professor de didática. Campinas: Papirus, 1989.

YIN, R. K. Estudo de Caso: planejamento e métodos. Porto Alegre: Bookman, 2005.




DOI: https://doi.org/10.34119/bjhrv4n2-019

Refbacks

  • There are currently no refbacks.