Terapia de reposição hormonal como fator de risco para o desenvolvimento do câncer de mama: uma revisão de literatura / Hormone replacement therapy as a risk factor for breast cancer development: a literature review

Authors

  • Matheus Felipe Gonçalves Borges
  • Leonor Caixeta dos Santos
  • Elcimar dos Reis Caixeta
  • Cybelle Santos Aguiar
  • Elisama do Nascimento Alexandrino
  • João Vítor Moreira Souza
  • Lorena Moreira Vaz da Silva
  • Raphaella Gonçalves de Carvalho

DOI:

https://doi.org/10.34119/bjhrv2n4-127

Keywords:

câncer de mama, fator de risco, menopausa, terapia de reposição hormonal.

Abstract

Atualmente, considera-se que a Terapia de Reposição Hormonal (TRH) tem relação direta com efeitos carcinogênicos na saúde da mulher. Em vista disto, o uso ponderado da TRH na menopausa é essencial e indispensável para uma boa qualidade de vida dessa. Tem-se como objetivo dessa revisão de literatura, avaliar o uso das diversas TRHs em mulheres na menopausa como fator de risco para o desenvolvimento do câncer de mama. Para alcançar o objetivo do estudo, foram pesquisados 15 artigos publicados entre 2010 e 2018, com os descritores: câncer de mama; terapia de reposição hormonal. Foram filtradas apenas páginas em português e as bases de dados foram: SciELO, LILACS, MEDLINE, FEBRASGO, Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia e artigos de universidades que foram publicados em revistas ou periódicos. Como critério de inclusão, os assuntos: neoplasia de mama, menopausa, terapia de reposição de estrogênio/ progesterona e fator de risco. Como critério de exclusão: repetição de um mesmo artigo nas diferentes bases de dados e artigos incompletos. Foram utilizados dois artigos fora dos critérios de pesquisa, um artigo do Ministério da Saúde de 2004 e um artigo internacional. Conforme os artigos pesquisados, o uso das TRHs para adversar os sintomas do climatério tem sido feito de forma quantitativa. Todavia, sua eficiência na promoção de saúde tem gerado questionamentos. A maioria dos autores dessa revisão atestam a TRH como fator de risco para o câncer de mama e ainda acrescentam que o tipo de Terapia Hormonal (TH), dose e tempo de uso deve ser individualizados e o risco/ benefício avaliado para cada paciente, uma vez que estudos apontam que o uso das THs podem causar outras patologias. De maneira inversa, algumas THs previnem doenças cardiovasculares. Observou-se um aumento da mortalidade pela neoplasia de mama com o uso combinado de estrogênio e progesterona. E constatou-se a relação com obesidade, densidade mamária, histórico familiar, entre outros. Por fim, concluiu-se que o fator de risco supracitado deve ser considerado para a patologia em questão ainda que o tema seja controverso entre os profissionais e pesquisadores, portanto, cada caso deverá ser estudado com cautela para assim, o paciente receber o tratamento mais eficaz.

 

References

PARDINI, Dolores. Terapia de reposição hormonal na menopausa. Arquivos Brasileiros de Endocrinologia & Metabologia. v.58, n.2, p.172-181, 2014.

VEIGA, Allan da Silva. Plano de intervenção para mulheres no climatério elaborado pela equipe de saúde da família 1 em Dom Cavati- Minas Gerais. 2016. 26f. TCC de especialização. Universidade Federal de Minas Gerais- Belo Horizonte- Minas Gerais.

WANNMACHER, Lenita; LUBIANCA, Jaqueline. Terapia de reposição hormonal na menopausa: evidências atuais. Ministério da Saúde. Brasília-DF: 2004.

Published

2019-07-30

How to Cite

BORGES, M. F. G.; SANTOS, L. C. dos; CAIXETA, E. dos R.; AGUIAR, C. S.; ALEXANDRINO, E. do N.; SOUZA, J. V. M.; SILVA, L. M. V. da; CARVALHO, R. G. de. Terapia de reposição hormonal como fator de risco para o desenvolvimento do câncer de mama: uma revisão de literatura / Hormone replacement therapy as a risk factor for breast cancer development: a literature review. Brazilian Journal of Health Review, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 3651–3653, 2019. DOI: 10.34119/bjhrv2n4-127. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/2553. Acesso em: 29 mar. 2024.

Issue

Section

Original Papers