Atenção ao Pré-natal de alto risco e o manejo por profissionais da Estratégia de Saúde da Família: Um relato de experiência profissional / Attention to high-risk prenatal care and management by professionals in the Family Health Strategy: A report of professional experience

Authors

  • Richardson Lemos de Oliveira Brazilian Journals Publicações de Periódicos, São José dos Pinhais, Paraná
  • Maiton Bernardelli
  • Carla Pereira dos Santos
  • Sarah Kelley Ribeiro de Almeida
  • Luana Araújo Carvalho Felipe de Souza
  • Barbara Santos de Almeida
  • Lidiane Dias Reis
  • Rebecca Rodrigues de Barros
  • Juliana dos Santos Cardoso
  • Flávia Martins Pena Lube

DOI:

https://doi.org/10.34119/bjhrv4n1-304

Keywords:

Consulta de pré-natal, Gestação, Gestação de alto risco, Saúde da Família.

Abstract

Introdução: Segundo Ministério da Saúde (2012), em dados percentuais, o pré-natal de alto risco, abrange apenas 10% das gestações de riscos, isto faz com que possua um aumento significativo de intercorrências no curso da gestação e óbitos maternos e/ou fetais. O intuito da assistência pré-natal de alto risco e interferir no curso de uma gestação que possui maior chance de ter um resultado desfavorável, de maneira a diminuir o risco ao qual estão expostos a gestante e o feto, ou reduzir suas possíveis consequências adversas. Método: Foi realizado a construção de um relato de experiência, de natureza exploratória e de abordagem qualitativa. O relato de experiência busca descrever de forma relevante a dada experiência/vivência dos autores ou equipe de forma exitosa ou não, mas que possa trazer contribuição para a discussão, troca de ideias e proposições, objetivando trazer novos ideais e melhorias para o cuidado em saúde. Resultados: Segundo a Organização Mundial da Saúde, estima-se que, em 2015, 303 mil mulheres morreram por causas relacionadas à gravidez; 2,7 milhões de bebês morreram durante os 28 primeiros dias de vida; e 2,6 milhões de bebês eram natimortos. Em dados percentuais, o pré-natal de alto risco, abrange apenas 10% das gestações de riscos, isto faz com que possua um aumento significativo de intercorrências no curso da gestação e óbitos maternos e/ou fetais. Conclusão: no percurso de construção do estudo, que houve alteração no quantitativo de consultas durante a atenção ao pré-natal na Atenção Básica. Anteriormente, sugerido pela OMS o mínimo de 6 consultas até o final da gestação e a partir do ano de 2016 passou-se a sugerir o mínimo de 8 consultas. Além disso, percebeu-se com clareza, através de outros estudos, que a dificuldade do manejo do pré-natal de alto risco e o uso da ferramenta de referência e contrarreferência, não era um déficit particular da unidade abordada no estudo, mas sim de muitas outras unidades

References

Brasil, Ministério da Saúde. (2000). Assistência de pré-natal – Manual Técnico. Distrito Federal – Brasil.

Brasil, Ministério da Saúde. Atenção ao pré-natal de Baixo risco. Caderno da Atenção Básica, Nº 32. Distrito Federal – Brasil.

Brasil, Ministério da Saúde. (2010). Gestação de alto risco – Manual Técnico. 5ª ed. Distrito Federal – Brasil.

Brasil, Ministério da Saúde. (2016). Protocolo de encaminhamento da Atenção Básica para atenção especializada. Volume IV, Ginecologia. Distrito Federal – Brasil.

Brasil, Ministério da Saúde. (2013). Saúde sexual e reprodutiva. Caderno da Atenção Básica, Nº 26. 1ª ed. Distrito Federal – Brasil.

Brasil, Ministério da Saúde, Instituto Sírio – Libanês de Ensino e Pesquisa. (2016). Protocolos da Atenção Básica – Saúde das Mulheres. Distrito Federal – Brasil.

Gil, A. C. (2008). Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 6ª ed. Editora Atlas. São Paulo – Brasil.

Medeiros, F.F., Santos, I. D. L., Ferrari, R. A. P., Serafim, D., Maciel, S. M., Cardelli, A. A. M., (2019). Acompanhamento pré-natal de alto risco no serviço público. REBEn.

Minayo, M. C. S. (2001). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. 18ª ed. Petrópolis: Vozes.

OPAS, Organização Pan-Americana da Saúde; OMS, Organização Mundial da Saúde. (2016). Mulheres grávidas devem ter acesso aos cuidados adequados no momento certo, afirma OMS. Brasil

Organização Mundial da Saúde, OMS. (2016). Recomendações da OMS sobre cuidados de pré-natais para uma experiência positiva na gravidez.

Secretaria de Estado da Saúde; Departamento de Ações em Saúde; Departamento de Assistência Hospitalar e Ambulatorial; Assessoria Técnica de Planejamento. (2018). Guia do Pré-natal na Atenção Básica. Rio Grande do Sul – Brasil.

Universidade Federal de Juiz de Fora. (2016). Instrutivo para elaboração de relato de experiência. Juiz de Fora – Brasil.

Published

2021-02-27

How to Cite

DE OLIVEIRA, R. L.; BERNARDELLI, M.; DOS SANTOS, C. P.; DE ALMEIDA, S. K. R.; DE SOUZA, L. A. C. F.; DE ALMEIDA, B. S.; REIS, L. D.; DE BARROS, R. R.; CARDOSO, J. dos S.; LUBE, F. M. P. Atenção ao Pré-natal de alto risco e o manejo por profissionais da Estratégia de Saúde da Família: Um relato de experiência profissional / Attention to high-risk prenatal care and management by professionals in the Family Health Strategy: A report of professional experience. Brazilian Journal of Health Review, [S. l.], v. 4, n. 1, 2021. DOI: 10.34119/bjhrv4n1-304. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/25394. Acesso em: 29 mar. 2024.

Issue

Section

Original Papers