Conhecimento e adesão vacinal dos idosos ao calendário de vacinação específico / Knowledge and vaccination adherence of the elderly to the specific vaccination schedule
Abstract
Durante as últimas décadas, as mudanças nos indicadores sociais, como a diminuição na taxa de mortalidade e fecundidade, tornaram-se fatores decisivos para o aumento da população idosa. Entretanto, à medida que a população envelhece, observa-se um aumento da fragilidade do indivíduo em decorrência da baixa imunidade do organismo, tornando-o vulnerável a diversas doenças (SANTOS et al., 2011). Objetivou-se pelo presente estudo identificar o conhecimento e adesão ao calendário de vacinação de idosos com 60 anos ou mais cadastrados na Estratégia de Saúde da Família (ESF) Vitória Régia no município de Cáceres – MT. Trata-se de um estudo exploratório descritivo, com abordagem qualitativa, que se caracteriza como uma pesquisa de campo. Pela presente pesquisa concluiu-se que a porcentagem de idosos que conhecem e aderem ao calendário de vacinação específico é superior à de idosos que não aderem por não considerarem necessidade em ser imunizado. Verificou-se que o conhecimento e adesão sobre vacinas que compõem o calendário de vacinação específico prevaleceram para a vacina contra a influenza, fato este, que possivelmente está associado a divulgação da vacina por meio das campanhas do Ministério da Saúde que ocorrem com mais frequência para a vacina contra a influenza do que para as demais vacinas contidas no calendário.
Keywords
Full Text:
PDF (Português (Brasil))References
ALENCAR, B. T. Percepção da qualidade de vida entre idosos hipertensos praticantes e não praticantes de exercício físico. 2013. 50 f. Cáceres: Monografia, Departamento de Enfermagem. Universidade do Estado de Mato Grosso, Cáceres.
ARAÚJO, T. M. E.; LINO, F. S.; NASCIMENTO, D. J. C.; COSTA, F. S. R. Vacina contra Influenza: conhecimentos, atitudes e práticas de idosos em Teresina. Rev. bras. enferm., v. 60, n. 4. Brasília, 2007.
Brasil. Ministério da Saúde. Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde - CNES. Unidade Saúde da Família no município de Cáceres. Atualizado em junho de 2014. Disponível em: . Acesso em: 24 Jun. 2014.
Brasil. Ministério da Saúde. Dicas em saúde: vacinação. 2007. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/dicas/51vacinacao.html. Acesso em: 07 Abr. 2014.
Brasil. Ministério da Saúde. Envelhecimento e saúde da pessoa idosa. Caderno Atenção Básica. Brasília: Ministério da Saúde, 2006. 192 p.
Brasil. Ministério da Saúde. Estatuto do idoso. 3. ed. Brasília: Ministério da Saúde, 2013. 70 p.
Brasil. Ministério da Saúde. Vacinação: uma ação da atenção básica / saúde da família. Revista Brasileira Saúde da Família., v. 8, n. 16. Brasília, 2008.
GERHARDT, T. E.; SILVEIRA, D. T. Métodos de pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009. 120 p.
GRENZEL, J. C. M.; CAVALHEIRO, D. J.; BERTOTTI, C. A adesão dos idosos a vacina contra influenza em uma estratégia de saúde da família de Cruz Alta – RS. In: Seminário Interinstitucional de Ensino, Pesquisa e Extensão, 16, 2011, Cruz Alta. Anais... Cruz Alta: UNICRUZ, 2011.
Instituto brasileiro de geografia e estatística (IBGE). Brasil: tábua completa de mortalidade – 2010. Rio de Janeiro, 2011. Disponível em: http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/tabuadevida/2010/notastecnicas.pdf. Acesso em: 12 Maio 2014.
Instituto brasileiro de geografia e estatística (IBGE). Indicadores sociodemográficos e de saúde no brasil. Rio de Janeiro, 2009.
Instituto brasileiro de geografia e estatística (IBGE). Sinopse do censo demográfico 2010: mato grosso. 2010. Disponível em: http://www.censo2010.ibge.gov.br/sinopse/index.php?uf=51&dados=29. Acesso em: 21 Maio 2014.
OLIVEIRA, F. J; MOTTA, L. B. Vacinação em idosos. Revista do Hospital Universitário Pedro Ernesto, UERJ. Rio de Janeiro, 2007.
OSELKA, G. et al. Sociedade brasileira de imunizações (SBIm). Sociedade brasileira de geriatria e gerontologia (SBGG). Guia de vacinação geriatria. 2013/14.
PADILHA, A. R. S. Resolução nº 466, de 12 de dezembro de 2012. Publicada no DOU nº 12, p. 59, 2013. Disponível em: http://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2012/Reso466.pdf. Acesso em: 21 Jun. 2014.
PASETTO, F. E. Imunização na terceira idade: um estudo acerca do conhecimento do idoso em um bairro da cidade de Criciúma/SC. Criciúma, 2008.
SANTOS, B. R. L.; CREUTZBERG, M.; CARDOSO, R. F. M. L.; LIMA S. F.; GUSTAVO, A. S.; VIEGAS, K.; WELFER, M.; SOUZA, A. C. A. Situação vacinal e associação com a qualidade de vida, a funcionalidade e a motivação para o autocuidado em idosos. Rev. bras. epidemiol., v. 12, n. 4, p. 533-540, 2009.
SANTOS, D. N.; SOUSA, S. N. S.; SILVA, D. R. S.; FIGUEIREDO, M. L. F. A percepção do idoso sobre a vacina contra influenza. Enfermagem em Foco., v. 2, n. 2, p. 112-115, 2011.
TEMPORÃO, J. G. O Programa nacional de imunizações (PNI): origens e desenvolvimento. História, Ciências, Saúde – Manguinhos, v. 10, Rio de Janeiro, 2003.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (UFMG). Novo Calendário Vacinal do Programa Nacional de Imunização. 2013. Disponível em: http://www.medicina.ufmg.br/observaped/index.php/eixos/139-novo-calendario-vacinal-do-programa-nacional-de-imunizacao.html. Acesso em: 24 Mar. 2014.
DOI: https://doi.org/10.34119/bjhrv4n1-246
Refbacks
- There are currently no refbacks.