Educação em saúde bucal para gestantes participantes de fisioterapia aquática no centro de reabilitação da Unioeste

André Luiz Marçal Terreri, Ana Luiza Garcia Procópio, Dhienara Sgarbosa Tomin Tomin, Helenara Salvati Bertolossi Moreira, Luana Assunção Delgado, Maria Goreti Weiand Bertoldo

Abstract


O período gestacional tem diversas peculiaridades e os cuidados demandados devem proporcionar a integralidade da saúde da mulher grávida. Desta forma, a “Ação interdisciplinar em promoção de saúde bucal” realizou orientações de saúde à gestantes, durante atividades de fisioterapia aquática, desenvolvidas pelo curso de Fisioterapia no Centro de Reabilitação Física (CRF) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná UNIOESTE. Apresentamos os resultados obtidos com palestras e orientações voltadas para a promoção e educação em saúde bucal, desenvolvidas pelos alunos da graduação do curso de Odontologia, à pacientes gestantes durante atividades hidroterapêuticas. Utilizou-se a piscina de hidroterapia do CRF como um espaço alternativo e dinâmico para o repasse de orientações acerca da saúde bucal da gestante e do bebê. A promoção de saúde se deu através de palestras, demonstrações de higienização oral em macromodelos e distribuição de folders expositivos sobre os temas abordados ao fim de cada atividade, assim como abertura de um campo de debate e troca de experiências, onde dúvidas foram sanadas. Durante o desenvolvimento do projeto de extensão, até o ano de 2019, foram abordadas 30 gestantes que realizam acompanhamento no CRF com idade gestacional de 3 a 8 meses.  Foi possível analisar o interesse intenso por parte destas, levando ao aprendizado sobre técnica de escovação e mudanças de hábitos benéficos a saúde bucal. Ademais, verificou-se o aprendizado pelos próprios participantes da equipe como: o desenvolvimento da apresentação oral, a interação com esses pacientes e a aquisição de um perfil comportamental para os futuros atendimentos com gestantes. O projeto “Ação Interdisciplinar Em Promoção De Saúde Bucal” teve grande importância para as mulheres grávidas que frequentam CRF), bem como para os graduandos participantes, os quais adquiriram conhecimentos por meio da interdisciplinaridade entre os cursos de Odontologia e Fisioterapia.


Keywords


Gestantes, Saúde Bucal, Interdisciplinar.

References


ALEIXO, Rodrigo Queiroz et al. Alterações Bucais em Gestantes–Revisão da Literatura. Revista Saber Científico, v. 1, n. 1, p. 68-80, 2016.

FARIAS, Aline Queiroz de et al. Análise de conhecimentos e prática das mães sobre a saúde bucal de seus filhos na faixa etária de 0 a 6 anos do município de Casinhas, Estado de Pernambuco. Odontologia Clínico-Científica (Online), v. 11, n. 3, p. 243-245, 2012..

FERREIRA, Suélem Maria Santana Pinheiro et al. Conhecimento em saúde bucal do bebê e expectativa relativa ao pré-natal odontológico: retrato de um município baiano de grande porte. Revista da Faculdade de Odontologia de Lins, v. 25, n. 2, p. 19-30, 2015.

MOIMAZ, Suzely Adas Saliba et al. Resultados de dez anos do Programa de Atenção Odontológica à Gestante. Revista Ciência em Extensão, v. 7, n. 1, p. 42-56, 2011.

OLIVEIRA, Eliana Cristina et al. Atendimento odontológico a gestantes: a importância do conhecimento da saúde bucal. Revista de Iniciação Científica da Universidade Vale do Rio Verde, v. 4, n. 1, 2014.

REIS, Deise Moreira et al. Educação em saúde como estratégia de promoção de saúde bucal em gestantes. Ciência & Saúde Coletiva, v. 15, p. 269-276, 2010.

RIGO, Lilian; DALAZEN, Jaqueline; GARBIN, Raíssa Rigo. Impacto da orientação odontológica para mães durante a gestação em relação à saúde bucal dos filhos. Einstein (Sao Paulo), v. 14, n. 2, p. 219-225, 2016.

SOUZA, Viviane Barbosa; ROECKER, Simone; MARCON, Sonia Silva. Ações educativas durante a assistência pré-natal: percepção de gestantes atendidas na rede básica de Maringá-PR. Revista Eletrônica de Enfermagem, v. 13, n. 2, p. 199-210, 2011.

VIEIRA, Denise Regina Pontes et al. Associação entre doença periodontal na gravidez e parto pré-termo baixo peso ao nascer. Odontologia Clínico-Científica (Online), v. 9, n. 4, p. 311-314, 2010.

ZANATTA, Fabrício Batistin et al. Doença periodontal materna e nascimento prematuro e de baixo peso: uma revisão crítica das evidências atuais. Arquivos Catarinenses de Medicina, v. 36, n. 1, p. 96-102, 2007.




DOI: https://doi.org/10.34119/bjhrv4n1-198

Refbacks

  • There are currently no refbacks.