Avaliação da prevalência e prevenção do tracoma em escolares nos municípios brasileiros/ Evaluation of the prevalence and prevention of trachoma in school children in Brazilian municipalities

Ana Carolina de Sousa Andrade, Ana Letícia Neller Finta, Cairo Batista Rezende, Suzane Santos Galvão, Luana de Faria Bello

Abstract


O tracoma é uma patologia oftálmica caracterizada por ceratoconjuntivite, podendo evoluir com diminuição da acuidade visual e até mesmo com cegueira se não tratada. É uma infecção bacteriana causada pelo agente Chlamydia Trachomatis, que afeta principalmente crianças antes de completarem dez anos de idade. Ela pode ser prevenida principalmente por uma boa qualidade de saneamento básico e higiene. Isso ocorre por seu principal vetor ser a mosca doméstica, muito comum de forma abundante em regiões de baixo índice socioeconômico e com infraestrutura precária, além de também possuir como forma de transmissão o contato direto com pessoas infectadas. A sintomatologia baseia-se em lacrimejamento, fotofobia e prurido local, fazendo com que seu diagnóstico seja clínico por meio do exame ocular externo. Analisando o perfil epidemiológico do tracoma, nota-se que ele está presente em todos os estados brasileiros, denotando ser um problema de saúde pública. Mesmo com as estratégias já instituídas pelas autoridades, não houve a diminuição estatística esperada dessa enfermidade. Dessa forma, afirma-se a necessidade de educação em saúde para a população, com o intuito de incentivar a adoção de medidas de higiene e consequentemente ajudar na prevenção dessa patologia.


Keywords


Tracoma, Tracoma em Escolares, Definição de Tracoma, Epidemiologia do Tracoma

References


PORTAL MINISTÉRIO DA SAÚDE. Tracoma: o que é, causas, sintomas, tratamento, diagnóstico e prevenção. 2018. Disponível em: . Acesso em: 14 abr. 2019.

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Manual de vigilância do tracoma e sua eliminação como causa de cegueira. 2. ed. Brasília, DF, p. 34-35, 2014. Disponível em: . Acesso em: 14 abr. 2019.

LOPES, M. F. C.; et al. Prevalência de tracoma entre escolares brasileiros. Revista Saúde Pública, São Paulo, v. 47, n. 3, jun. 2013.

ALVES, F. A. P.; et al. Análise das intervenções e dos fatores socioambientais associados à ocorrência de tracoma em Pernambuco a partir de dois inquéritos em escolares realizados em 2006 e 2012. Cadernos Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 24, n. 4, out./dez. 2016.

SILVA, E. J.; et al. Prevalência de Tracoma em crianças em idade escolar no município de Turmalina, MG. Revista Brasileira de Oftalmologia, Rio de Janeiro, v. 75, n. 3, maio/jun. 2016.




DOI: https://doi.org/10.34119/bjhrv4n1-139

Refbacks

  • There are currently no refbacks.