Segurança do paciente: orientações cirúrgicas de pré-operatório- um relato de experiência / Patient safety: preoperative surgical guidelines - an experience report

Authors

  • Thayssa Carvalho Souza
  • Uilma Santos de Souza
  • Joseneide Santos Queiroz
  • Urbanir Santana Rodrigues
  • Daiane Vieira da Silva
  • Jamille Sampaio Berhends

DOI:

https://doi.org/10.34119/bjhrv4n1-073

Keywords:

Pré-operatório, Educação em Saúde, Cirurgia segura.

Abstract

A Segurança do Paciente é um dos atributos da qualidade do cuidado, e tem adquirido, em todo o mundo, grande importância para os pacientes, famílias, gestores e profissionais de saúde com a finalidade de oferecer uma assistência segura. Tem como objetivo proporcionar aos pacientes, através da educação em saúde, orientações necessárias para o procedimento cirúrgico. Trata-se de um relato de experiência, com os pacientes de cirurgias eletivas no ambulatório de um Hospital Geral do Recôncavo Baiano. Para as ações educativas foram realizadas palestras com utilização de materiais expositivos do tipo banner e folders do mês de agosto de 2017. A intervenção foi realizada com 67 pacientes. As orientações estabelecidas no pré-operatório de cirurgias eletivas contaram com adesão do público durante a educação em saúde, sendo bastante produtivo com a participação na resolução de dúvidas e contribuindo com suas experiências. A atividade educativa focou em proporcionar aos pacientes orientações necessárias para os procedimentos cirúrgicos como é preconizado pelo Protocolo de Cirurgia Segura, inserindo o paciente no contexto do auto-cuidado. promovendo adesão aos cuidados preconizados nas listas de check-list de cirurgia segura. Deste modo, o paciente passa atuar como barreira, ampliando o cuidado e reduzindo a possibilidade de erro.

References

ASCARI, R.A. et al. Percepções do paciente cirúrgico no período pré- operatório acerca da assistência de enfermagem. Rev enferm UFPE on line. Recife, 7(4):1136-44, abr., 2013.

BRASIL. Agencia Nacional de Vigilância Sanitária. Medidas de prevenção de infecção relacionada à assistência a saúde. Série Segurança do Paciente e Qualidade em Serviços de Saúde. 2013

COHEN, T. N.; GEWERTZ, B. L.; SHOUHED, D. A Human Factors Approach to Surgical Patient Safety. Surgical Clinics of North America. Volume 101, Issue 1, 2020.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia – saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1997.

PEÑA, S. B. et al. Influencia del esmalte de uñas en los valores de saturación de oxígeno en pacientes sometidos a pulsioximetría. Emergencias: Revista de la Sociedad Española de Medicina de Urgencias y Emergencias. Vol. 27, Nº. 5 (Octubre), 2015, págs. 325-331.

ROSEN, C. B.; KELZ, R. R. Processes to Create a Culture of Surgical Patient Safety. Surgical Clinics of North America. Volume 101, Issue 1, 2020.

SILVA, A.T. et al. Assistência de enfermagem e o enfoque da segurança do paciente no cenário brasileiro. Saúde Debate. Rio de Janeiro, v. 40, n. 111, p. 292-301, out-dez 2016.

SILVA, A. T. et al. Segurança do paciente e a atuação do enfermeiro em hospital. Rev enferm UFPE on line. Recife, 12(6):1532-8, jun., 2018.

WEIMER, L. E.; COSTA, D.G. da. Estratégias de educação para envolvimento de pacientes e famílias na identificação do paciente. Braz. J. Hea. Rev, Curitiba. V. 3, n. 6, p.16995-17001, nov./dez. 2020.

Published

2021-01-10

How to Cite

SOUZA, T. C.; DE SOUZA, U. S.; QUEIROZ, J. S.; RODRIGUES, U. S.; DA SILVA, D. V.; BERHENDS, J. S. Segurança do paciente: orientações cirúrgicas de pré-operatório- um relato de experiência / Patient safety: preoperative surgical guidelines - an experience report. Brazilian Journal of Health Review, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 840–846, 2021. DOI: 10.34119/bjhrv4n1-073. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/22896. Acesso em: 18 apr. 2024.

Issue

Section

Original Papers