Saúde bucal e atendimento odontológico em pacientes com deficiências / Oral health and dental care in patients with disabilities

Maria Clara Braga Portela, Naísa Alvarenga Rodrigues de Oliveira, Camille Groetaers Mercante, Fernanda Nogueira Portes, Roberta Mansur-Caetano

Abstract


Introdução: Pacientes com deficiências possuem desvios nos padrões de normalidade, apresentam saúde bucal insatisfatória e maiores dificuldades quando submetidos ao tratamento odontológico. Por apresentarem diferentes níveis de cognição e independência, frequentemente necessitam de cuidadores para as tarefas básicas diárias, como no cuidado com sua saúde bucal. Objetivo: Revisar a literatura buscando analisar os cuidados referentes ao controle da saúde bucal e o atendimento odontológico de pacientes com deficiência intelectual. Método e Materiais: Análise de trabalhos científicos indexados nas bases de dados LILACS, MEDLINE, SciELO. Resultados: Pacientes com deficiência intelectual apresentam frequentemente higiene bucal deficiente, principalmente devido as suas limitações e a não cooperatividade, sendo assim, hábitos desfavoráveis, como higienização dentária incorreta, com dificuldades na escovação e uso do fio dental, além, do frequente uso de medicamentos colaboram para o risco de lesões cariosas, doenças periodontais e outras alterações orais. Necessitam de atendimento odontológico diferenciado e individualizado. Conclusão: É de extrema importância que o cirurgião-dentista reconheça as necessidades especiais de seus pacientes, desde os recursos e cuidados para uma higiene oral satisfatória até os cuidados no atendimento clínico, buscando ações que visem à promoção de saúde de forma multidisciplinar.


Keywords


Deficiência intelectual, Saúde bucal, Assistência odontológica.

References


Santos MFS, Hora IAA. Atenção odontológica a pacientes especiais: atitudes e percepções de acadêmicos de odontologia. Revista da ABENO, 2012;12(2):207-12.

Brasil. Secretaria de Direitos Humanos Da Presidência da República. Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos das Pessoas com Deficiência. Coordenação-Geral do Sistema de Informações sobre a Pessoa com deficiência. Cartilha do Censo 2010. Pessoas com Deficiência. 2012.

Santos, C.M.D. Manejo de pacientes com transtorno do espectro autista em odontologia. [Trabalho de Conclusão de Curso]. Salvador: Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, 2019.

Moura ABR, Goes VN, Palmeira JT, Cavalcanti RBMS, Gomes ENS, Figueiredo CHMC, et al. Dental care for patients with special needs: a literature review. RSD, 2020;9(8)1-16.

Martins RB, Andia-Merlin R, Giovani EM. Avaliação sobre a atenção com a saúde bucal de pacientes com necessidades especiais. J Health Sci Inst, 2013;31(4): 360-67.

Oliveira E F, Limongi S CO. Qualidade de vida de pais/cuidadores de crianças e adolescentes com síndrome de Down. Jornal da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, 2011;23(4):321-7.

Caldas Júnior A F, Machiavelli J. Atenção e cuidado da saúde bucal da pessoa com deficiência: Protocolos, Diretrizes e Condutas para cirurgiões-dentistas. Recife: Ed. Universitária da UFPE, 2013.

Brito CSM, Oliveira R, Cardoso A. Pacientes com Necessidades Especiais. Coleção Manuais Aplicativos em Clínica Odontológica. João Pessoa: UNIPÊ Centro Universitário de João Pessoa, 2020.

São Paulo. Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência.Relatório Mundial sobre a Deficiência. São Paulo, 2011.

CFO- conselho Federal de Odontologia. Odontologia para Pacientes com Necessidades Especiais: mais do que uma especialidade, um ato de amor à vida. 2019. Disponível em: https://website.cfo.org.br/odontologia-para-pacientes-com-necessidades-especiais-mais-do-que-uma-especialidade-um-ato-de-amor-a-vida/ Acesso em: 18 out. 2020.

Freire ALASS. Saúde bucal para pacientes com necessidades especiais: análise da implementação de uma experiência local. [Tese]. Rio De Janeiro:Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca, 2011.

Queiroz FS, Rodrigues MMLF, Cordeiro Junior GA, Oliveira AB, Oliveira JD, Almeida ER. Avaliação das condições de saúde bucal de Portadores de Necessidades Especiais. Rev. Odontol. UNESP, 2014;43(6):396-401.

Andrade APP, Eleutéio ASL. Pacientes portadores de necessidades especiais: abordagem odontológica e anestesia geral. Rev. bras. odontol., 2015;72(1/2):66-9.

CPPAS- SES-DF- Comissão Permanente de Protocolos de Atenção à Saúde da SES-DF. Atendimento odontológico à pessoas com deficiências. Portaria SES-DF Nº 287 de 06 de dezembro de 2016, publicada no DODF Nº 228 de 06.12.2016.

Campos CC, Frazão BB, Saddi GL, Morais LA, Ferreira MG, Setúbal PCO, Alcântara RT. Manual prático para o atendimento odontológico de pacientes com necessidades especiais. 2ed. Goiânia: Universidade Federal de Goiás, 2009. 111p.




DOI: https://doi.org/10.34119/bjhrv4n1-060

Refbacks

  • There are currently no refbacks.