A utilização de tecnologias educacionais para o ensino de primeiros socorros ao público infantil: Um relato de experiência / The use of educational technologies for teaching first aid to children: An experience report

Authors

  • Lauany Silva de Medeiros Brazilian Journals Publicações de Periódicos, São José dos Pinhais, Paraná
  • Karen Silva de Castro
  • Renata Campos de Sousa Renata Campos de Borges
  • Milena Coelho Fernandes Caldato
  • Daniele Lima dos Anjos Reis
  • Jose Ronaldo Teixeira de Sousa Junior
  • Ismaelino Mauro Nunes Magno
  • Genislaine Ferreira Pereira

DOI:

https://doi.org/10.34119/bjhrv4n1-035

Keywords:

Tecnologia, Educação infantil, Primeiros socorros.

Abstract

Objetivo: Dissertar sobre a confecção de tecnologias lúdicas, como instrumento de interação entre o brincar e o aprender a salvar vidas. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência de cunho descritivo, qualitativo e exploratório, acerca da utilização de tecnologias educacionais no ensino de primeiros socorros ao público infantil. A pesquisa ocorreu com crianças que possuíam a faixa etária de 3 a 12 anos de idade, que estavam regulamente matriculadas em duas turmas do projeto social, no qual ministravam-se aulas acerca de PS e implantava-se tecnologias lúdicas com a objetivo de auxiliar no processo de ensino e aprendizagem. Resultados: O  uso das tecnologias lúdicas e metodologia ativa é uma das estratégias que possibilita com que o aluno tenha um entendimento abrangente, no que tange a efetivação da pesquisa, verificou-se maior aceitação por parte das crianças as inovações que necessitavam de interação, o que ocorre devido a estas tecnologias simularem brincadeiras, as quais contribuem para o desenvolvimento mental do público em questão, entretanto, ressalta-se que a utilização das tecnologias não representa, obrigatoriamente, que os alunos tenham compreendido o conteúdo, pois a aprendizagem requer estímulos a absorção do assunto. Conclusão: Em síntese, conclui-se que a utilização de tecnologias interativas no ensino dos princípios básicos de primeiros socorros para o público infantil, foi de muita relevância para o aprendizado e interesse ao decorrer das aulas, permitindo que as crianças sejam atores protagonistas no auxílio de uma situação de urgência e emergência.

 

 

References

BOLLELA, V.R; CESARETTI, M.L.R; Sala de aula invertida na educação para as profissões de saúde: conceitos essenciais para a prática; Ed. Revista Eletrônica de Farmácia, v. 14, n. 1, p. 39-48, 2017.

DE CARVALHO SILVA, Vanessa et al. Instrumentos de avaliação de segurança do paciente nos serviços de saúde: uma revisão integrativa. Brazilian Journal of Health Review, v. 3, n. 6, p. 17210-17225, 2020.

DE OLIVEIRA, Gustavo Duarte; DE PAVESI FARIA, Vanessa. Metodologia ativa na educação em medicina veterinária. PUBVET, v. 13, p. 166, 2019.

FARIA, L. C. F. D.; GITAHY, R. R. C.; TOMIAZZI, E.; O encontro do lúdico com a tecnologia: uma proposta do uso de um jogo eletrônico como ferramenta metodológica; Ed. Colloquium Humanarum, v. 09, n. Especial, São Paulo, 2012.

GONÇALVES, C. C. S. A.; TV Paulo Freire: análise da recorrência da temática tecnologias educacionais na categoria formação continuada; XII Congresso Nacional De Educação, Paraná, 2015. Disponível em: https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2015/18046_7805.pdf; Acessado em: 19 de mar. de 2020.

KRASNOR, L.R. & PEPLER, D.J. APUD BECKER, B.; Infância, tecnologia e ludicidade: a visão das crianças sobre as apropriações criativas das tecnologias digitais e o estabelecimento de uma cultura lúdica contemporânea; Ed. Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2017.

MARTINS, C.F; O brincar: funções constitutivas e implicações das novas experiências tecnológicas. Dissertação de Mestrado, Universidade de São Paulo, 2016.

MEIRELES, G. O. A. B; A abordagem de primeiros socorros realizada pelos professores em uma unidade de ensino estadual em Anápolis – Go; Ed. Faculdade Anhaguera de Anápolis, v. 18, n. 01, Campo Grande, 2014.

NEIRA, Ana Carolina. Professores aprendem com a tecnologia e inovam suas aulas. Ed. Jornal Estado de São Paulo, 24 de fevereiro de 2016. São Paulo, 2016.

PINTO, I. M.; BOTELHO, S. S. D. C.; Ambientes tecnológicos lúdicos de autoria (atla): criando espaços de ensino e aprendizagem; revista brasileira de informática na educação; Ed. Comissão Especial De Informática Na Educação, v. 20, n. 03; Porto Alegre; 2012.

ROSA, R. S. ET AL.; Estratégias baseadas em metodologias ativas no ensino-aprendizagem de primeiros socorros: relato de experiência; Ed. Revista de Enfermagem Ufpe, v. 02, n. 11, Recife, 2017.

SCHUHMACHER, V.R.N; SCHUHMACHER, E. OLIVEIRA, L.R.M;COUTINHO C. P; A percepção do professor sobre suas competências em tecnologias da informação e comunicação. Ed. CINTED-UFRGS, v. 14 n. 1, julho, 2016.

STINGHEN, R. S; Tecnologias na educação: dificuldades encontradas para utilizá-la no ambiente escolar. Monografia, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2016.

SOUZA, H.M.L.T; Os desafios da escola pública paranaense na perspectiva do professor: a ausência dos pais na escola. Ed. Universidade Estadual do Norte Do Paraná, 2013.

UNESCO. Padrões de competência em TIC para professores. Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura; Ed. UNESCO, Paris, França, 2008. 13p.

Published

2021-01-08

How to Cite

MEDEIROS, L. S. de; CASTRO, K. S. de; BORGES, R. C. de S. R. C. de; CALDATO, M. C. F.; ANJOS REIS, D. L. dos; JUNIOR, J. R. T. de S.; MAGNO, I. M. N.; PEREIRA, G. F. A utilização de tecnologias educacionais para o ensino de primeiros socorros ao público infantil: Um relato de experiência / The use of educational technologies for teaching first aid to children: An experience report. Brazilian Journal of Health Review, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 442–454, 2021. DOI: 10.34119/bjhrv4n1-035. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/22732. Acesso em: 28 mar. 2024.

Issue

Section

Original Papers