Abordagem sobre o autismo em disciplinas do curso de enfermagem / Approach on autism in nursing course disciplines
Abstract
Transtorno do Espectro Autista (TEA), conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS), caracteriza-se por desvios qualitativos no comportamento social, comunicação e linguagem, variando de um grau mais leve a severo no espectro. Relatórios do Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos registram crescimento de casos entre 2004 e 2018, corroborando a necessidade de aprimorar conhecimentos para acolher as demandas desse público, pelos profissionais de saúde. Objetivo: Refletir a necessidade de uma abordagem humanizada na graduação de Enfermagem, visando particularidades do TEA. Método: Reflexão teórica, realizada a partir das vivências acadêmicas das autoras e da análise da grade curricular vigente nos anos de 2012.2 a 2018.1 do curso de Enfermagem de um Centro Universitário de Fortaleza-Ceará. Resultados: Não foram encontrados o uso das terminologias “autismo” e “TEA” nos planos de ensino-aprendizagem, contudo, há menção para o desenvolvimento da atenção humanizada, a reinvenção para o cuidado inclusivo e ético. Nas disciplinas de Saúde Mental e Saúde da Criança/Neonato há abordagem pontualmente em conteúdos transversais. Sabe-se que o TEA é uma condição vitalícia e o crescente público, proporcionalmente demanda acesso nas diversas especialidades clínicas, não apenas nos serviços de Saúde Mental. Conclusão: Apurou-se ausência de atribuição formal para a abordagem sobre TEA na formação acadêmica do enfermeiro, deixando a critério destes e seus docentes o maior aprofundamento. Todavia, é abordado com relevância a necessidade de uma atuação dinâmica, ética e humanizada, visto ser o enfermeiro quem mais oferta orientações diretamente aos diversos públicos.
Keywords
Full Text:
PDF (Português (Brasil))References
BRASIL. ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DA SAÚDE. Folha informativa - Transtorno do espectro autista. 2018. Disponível em: https://www.paho.org/bra/index.php?Itemid=1098. Acesso em: 01 maio 2019.
OLIVEIRA, Bruno Diniz Castro de et al. Políticas para o autismo no Brasil: entre a atenção psicossocial e a reabilitação. Physis: Revista de Saúde Coletiva, [S.L.], v. 27, n. 3, p.707-726, 2017.
SOUZA, Abraão Pantoja et al. Assistência de enfermagem ao portador de autismo infantil: uma revisão integrativa. Brazilian Journal Of Health Review, [S.L.], v. 3, n. 2, p. 2874-2886, 2020. Disponível em: https://www.brazilianjournals.com/index.php/BJHR/article/view/8552/7356. Acesso em: 08 dez. 2020.
DOI: https://doi.org/10.34119/bjhrv4n1-001
Refbacks
- There are currently no refbacks.