Câncer de Mama: uma questão social desigual/ Breast cancer: an unequal social issue

Authors

  • Daniella da Silva Fonseca
  • Camila Sbegue dos Santos
  • Isabella Cristina Fernandes Barreto
  • Laís Guedes Lourenço Gonçalves
  • Larissa da Costa Morais
  • Luciana Aparecida Gonçalves
  • Maria Eduarda Antunes Ribeiro
  • Vanessa Leandra da Costa Silva
  • José Luiz de Oliveira Schiavon

DOI:

https://doi.org/10.34119/bjhrv3n6-364

Keywords:

Câncer de mama, Mamografia, Epidemiologia, Socioeconômico, Diagnóstico tardio.

Abstract

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de mama origina-se de uma proliferação anormal de células da mama, a qual resulta na geração de células malignas, que se multiplicam causando um tumor. Contudo, nota-se que alguns fatores podem contribuir para uma desigualdade da realização de exames preventivos. O objetivo é demonstrar o perfil de mulheres que possuem acesso e realizam a mamografia durante os intervalos necessários, e mostrar como a desigualdade impacta no diagnóstico precoce do câncer de mama. Foram encaminhados questionários para diversas mulheres de maneira online, com a finalidade de comparar os dados socioeconômicos e o nível de conhecimento referente ao propósito da mamografia. Posteriormente, utilizou-se dados do sistema de saúde público do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS) e do sistema de saúde privado da Clínica Santa Paula de Pouso Alegre - MG. Das 50 mulheres participantes 26 não possuem rotina preventiva. Dessa forma, explicita-se como o nível socioeconômico, educacional e preventivo inferior determina uma procura tardia aos cuidados da doença. Observou-se que as desigualdades sociais influenciam e impactam no diagnóstico precoce do câncer de mama e, assim, demonstra relevância de ações voltadas para a conscientização de todas as mulheres.

References

AGOSTINHO, Juliano Cualhato; LIMA, Talys Vinícius; FERREIRA, Rita de Cássia Valente. Análise dos fatores de risco do Câncer de Mama e avaliação da campanha preventiva “Outubro Rosa”. Revista Saúde UniToledo, v. 3, n. 2, 2019.

ASSIS, Claudia Ferreira; MAMEDE, Marcelo. A Mamografia e seus Desafios: Fatores Socioeducacionais Associados ao Diagnóstico Tardio do Câncer de Mama. Iniciação Científica Cesumar, v. 18, n. 1, p. 63-72, 2016.

BERNARDES, Nicole Blanco et al. Câncer de Mama X Diagnóstico/Breast Cancer X Diagnosis. ID on line REVISTA DE PSICOLOGIA, v. 13, n. 44, p. 877-885, 2019.

DERENZO, Neide et al. PERFIL DOS CUSTOS DE MAMOGRAFIAS E ULTRASSONOGRAFIAS DE UMA OPERADORA DE SAÚDE. Revista de Enfermagem da UFJF, v. 3, n. 1, 2017.

DE SOUSA, Maisa Campêlo et al. Diagnóstico de câncer de mama por exames genéticos: uma revisão de literatura/Diagnosis of breast cancer by genetic exams: a literature review. Brazilian Journal of Health Review, v. 3, n. 2, p. 1786-1797, 2020.

GONÇALVES, Suy-Mey C.; DIAS, Mardonio Rique. A prática do auto-exame da mama em mulheres de baixa renda: um estudo de crenças. Estudos de Psicologia (Natal), v. 4, n. 1, p. 141-159, 1999.

O que é câncer? .2019. Disponível em: <https://www.inca.gov.br/o-que-e-cancer>. Acesso em: Mar 2020.

ROSSI, André João Rodrigues Espelho; MANSANI, Fabio Postiglione; KLUTHCOVSKY, Ana Claudia Garabeli Cavalli. Análise do tamanho tumoral de câncer primário de mama pela ultrassonografia, mamografia e ressonância magnética em relação ao tamanho na análise histopatológica. Revista Stricto Sensu, v. 3, n. 1, 2018.

SILVA, Patricia Almeida; VIANNA, Paula Vilhena Carnevale; BARJA, Paulo Roxo. Mamografia de rastreamento para câncer de mama pelo SUS na região metropolitana do vale do Paraíba e litoral norte: tendência e características sociais de mulheres submetidas ao exame, entre 2010 E 2014. Revista Univap, v. 22, n. 41, p. 45-60, 2017.

Sistema de Informação do Câncer - SISCAN (colo do útero e mama). 2019. Disponível em: <https://datasus.saude.gov.br/acesso-a-informacao/sistema-de-informacao-do-cancer-siscan-colo-do-utero-e-mama/>. Acesso em: Mai 2020.

Published

2020-12-30

How to Cite

FONSECA, D. da S.; SANTOS, C. S. dos; BARRETO, I. C. F.; GONÇALVES, L. G. L.; MORAIS, L. da C.; GONÇALVES, L. A.; RIBEIRO, M. E. A.; SILVA, V. L. da C.; SCHIAVON, J. L. de O. Câncer de Mama: uma questão social desigual/ Breast cancer: an unequal social issue. Brazilian Journal of Health Review, [S. l.], v. 3, n. 6, p. 19933–19943, 2020. DOI: 10.34119/bjhrv3n6-364. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/22398. Acesso em: 29 mar. 2024.

Issue

Section

Original Papers