O Processo de formação profissional frente à pandemia da Covid-19 / The vocational training process in the face of the Covid-19 pandemic

Authors

  • Anderson Funai Brazilian Journals Publicações de Periódicos, São José dos Pinhais, Paraná
  • Tatiana Gaffuri da Silva
  • Angélica Zanettini
  • Marceli Cleunice Hanauer
  • Eduarda Luiza Maciel da Silva
  • Eduarda Valcarenghi
  • Julia Canci
  • Georgia Baldo Klaus

DOI:

https://doi.org/10.34119/bjhrv3n6-314

Keywords:

Ensino Superior, Extensão Universitária, Formação Profissional, Estudantes de Enfermagem, Estudantes de Medicina.

Abstract

A Extensão Universitária tem sido idealizada como uma das formas de aprofundar a relação das universidades com a sociedade por meio do ingresso do estudante na realidade cotidiana e nos seus contextos políticos, sociais e econômicos favorecendo a compreensão de problemas regionais e nacionais, ampliando sua visão de mundo e capacidade crítica. No contexto atual, em meio à crise pandêmica da Covid-19, exacerba-se sua importância atrelada as necessidades necessárias, mobilizando instituições, docentes e discentes para o desenvolvimento de práticas extensionistas. Nesta direção, a Universidade Federal da Fronteira Sul em decorrência de lacunas do sistema de saúde, das instituições e em especial de estratos populacionais, associado à necessidade de inserção comunitária dos estudantes e formação crítica, fez emergir a publicação de editais de extensão com vistas a contribuir neste período de crise mundial. Assim sendo, este projeto, objetivou refletir a partir do desenvolvimento de ações extensionistas frente à Pandemia da Covid 19 sobre a extensão e o processo de formação profissional. As vantagens com o grupo de trabalho possibilitaram reconhecer alguns achados que se destacaram como resultado: Melhor reconhecimento da realidade, aperfeiçoamento e desenvolvimento no processo comunicacional, fortalecimento de resultados que dão maior segurança e confiança ao futuro profissional, consolidação da formação profissional e destaque para a importância de reconhecimento a extensão como fundamental enquanto papel social das universidades.

References

Koglin, TS. da S. e Koglin, JC. de O. A importância da extensão nas universidades brasileiras e a transição do reconhecimento ao descaso. Revista Brasileira de Extensão Universitária, 2019 mai - ago; 10 (2): 71-8.

Coelho, GC. O papel pedagógico da extensão universitária. Em Extensão Uberlândia, 2014 jul – dez; 13 (2):11-24.

Brasil. Lei 13.005 de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências.

Published

2020-12-22

How to Cite

FUNAI, A.; DA SILVA, T. G.; ZANETTINI, A.; HANAUER, M. C.; DA SILVA, E. L. M.; VALCARENGHI, E.; CANCI, J.; KLAUS, G. B. O Processo de formação profissional frente à pandemia da Covid-19 / The vocational training process in the face of the Covid-19 pandemic. Brazilian Journal of Health Review, [S. l.], v. 3, n. 6, p. 19342–19348, 2020. DOI: 10.34119/bjhrv3n6-314. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/22087. Acesso em: 29 mar. 2024.

Issue

Section

Original Papers