Ocupar-se de si na terceira idade: contribuições de Michel Foucault / Taking care of yourself in the third age: Michel Foucault contributions

Authors

  • Livia Roberta da Silva Velloso Brazilian Journals Publicações de Periódicos, São José dos Pinhais, Paraná
  • Camila Fornaciari Felício
  • Paulo Henrique Lima de Castro
  • Enrique Osvaldo Cimaschi Neto

DOI:

https://doi.org/10.34119/bjhrv3n6-219

Keywords:

Ocupar-se de si, Cuidado de si, Terceira idade.

Abstract

O “cuidado de si” traduz uma noção grega complexa e rica, que permaneceu por longo tempo na cultura grega: Epiméleia heautoû (FOUCAULT, 2010). De acordo com Foucault (2009), o cuidado de si é um conjunto de ocupações como: cuidados com o corpo, com a alma, regimes de saúde, exercícios físicos, conversas com os amigos, atitudes consigo e com os outros, esse deve ser praticado durante toda a vida; porém, compreende-se que a velhice será o momento positivo, o momento de completude, o cume desta longa prática que acompanhou o indivíduo durante toda sua vida. Para tanto, o objetivo da pesquisa foi verificar se faz parte da perspectiva do idoso ocupar-se de si na terceira idade e de quais meios eles utilizam para cuidarem de si. A amostra foi constituída por 26 sujeitos pertencentes à terceira idade, de ambos os gêneros, escolhidos aleatoriamente na cidade de Taubaté – SP. Como critérios de inclusão foram selecionados idosos aposentados, com prole e pertencentes às classes econômicas D ou E de acordo com o IBGE.  O instrumento utilizado foi um questionário contendo 22 questões, sendo 4 delas a base de relevância para análise do estudo. A análise dos dados foi feita através da freqüência das respostas dos participantes. Desta forma, os resultados mostraram que os idosos se ocupam de si de diversas maneiras; saem para passear com freqüência, se reúnem com os amigos, praticam exercícios físicos regularmente e possuem cuidados com o corpo; confirmando a hipótese do estudo. É sugerido que novos trabalhos, utilizando-se de questionário com mais perguntas ligadas diretamente ao conceito central do estudo sejam feitas para maior e melhor esclarecimento do ocupar-se de si na terceira idade.

 

 

References

FOUCAULT, Michel. História da Sexualidade: o uso dos prazeres. 13. Ed. Rio de Janeiro: Edições Graal, 2010.

FOUCAULT, Michel. História da Sexualidade: o cuidado de si. Rio de Janeiro: Edições Graal, 2009.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir: história da violência nas prisões. 37. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.

FOUCAULT, Michel. A Hermenêutica do Sujeito. 3. ed. São Paulo: WMF: Martins Fontes, 2010.

GIL, A.C. Métodos e técnicas de Pesquisa social. 4. Ed.São Paulo: Atlas,1994

GONÇALVES, G. C; Saúde e políticas públicas para idosas de um abrigo: relato de experiência. Revista Brazilian Journal of Health Review. Curitiba, v. 2, n. 6, p. 5968-5973 nov./dec. 2019. ISSN 2595-6825.

IBGE. Síntese de Indicadores Sociais: Uma Análise das Condições de Vida da População Brasileira. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Rio de Janeiro: 2010.

TELES, C. A. V; A contribuição da risoterapia na terceira idade em uma instituição de longa permanência em um município do interior de Pernambuco. Revista Brazilian Journal of Health Review . Curitiba, v. 3, n. 1, p. 812-831 jan./feb. 2020. ISSN 2595-6825.

Published

2020-12-09

How to Cite

VELLOSO, L. R. da S.; FELÍCIO, C. F.; CASTRO, P. H. L. de; NETO, E. O. C. Ocupar-se de si na terceira idade: contribuições de Michel Foucault / Taking care of yourself in the third age: Michel Foucault contributions. Brazilian Journal of Health Review, [S. l.], v. 3, n. 6, p. 18193–18202, 2020. DOI: 10.34119/bjhrv3n6-219. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/21304. Acesso em: 28 mar. 2024.

Issue

Section

Original Papers