Participação de equipe multidisciplinar na promoção do cuidado em grupo de idosos e adultos do projeto EADASC / Participation of a multidisciplinary team in the promotion of group care of elderly and adults of the EADASC project

Authors

  • Thaís Manuella Ferreira
  • Ingrid Franciny Nascimento Ferreira
  • Josineide Francisco Sampaio

DOI:

https://doi.org/10.34119/bjhrv3n6-217

Keywords:

Promoção da Saúde, Equipe Multiprofissional, Envelhecimento.

Abstract

Introdução: A população brasileira está envelhecendo. Isso provoca grandes mudanças no perfil epidemiológico, econômico e social do país, gerando uma busca por mais estudos sobre o envelhecimento e sobre novas formas de promoção da saúde.  A abordagem multidisciplinar é um elemento indispensável para essa promoção, ao proporcionar uma compreensão mais detalhada e auxiliar no melhor manejo da assistência. Desta forma, este estudo tem como objetivo relatar a experiência no Projeto Extensão Ensinar e Aprender Desenvolvendo Ações de Saúde Coletiva – EADASC, vinculado a Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Alagoas- UFAL. Um trabalho multidisciplinar com acadêmicos das diversas áreas da saúde, que desenvolve ações de saúde coletiva e de promoção da saúde e tem como público alvo os idosos e adultos da comunidade Denisson Menezes, Maceió- Alagoas. Metodologia:  Trata-se de um relato de experiência sobre o trabalho em equipe multidisciplinar, baseado em fichas, questionários, acompanhamento e observação sobre a vivência dos acadêmicos no EADASC. Resultados e Discussão: Observou-se que os acadêmicos agregaram conhecimento, aprenderam a trabalhar em equipe e tiveram a oportunidade de ter contato com a realidade do idoso e o processo de envelhecimento. Em relação aos adultos e idosos do projeto, pôde-se observar que um acompanhamento multidisciplinar, semanal e global é mais eficaz que de forma individualizada, pois apresentam certa estabilidade nos níveis pressóricos e glicêmicos. Além disso, relatam sentirem-se melhor tanto fisicamente quanto emocionalmente a partir de sua participação no projeto. Conclusão: A experiência no projeto  proporcionou o contato com o idoso e com a realidade do envelhecimento em seu aspecto biopsicossocial, proporcionando uma melhora na autoestima e qualidade de vida dos participantes. E o trabalho em equipe multidisciplinar permitiu um grande acréscimo na formação e uma maior integração entre os acadêmicos de diversos cursos.

References

Teixeira, Sabrina Torres, et al. "Atuação da enfermagem nas ações preventivas e de controle da pressão arterial de pessoas idosas." Brazilian Journal of Health Review 3.5 (2020): 14721-14735.

Ximenes, VS et al. Sistematização da Assistência Multidisciplinar ao Paciente em Unidade Oncológica de Manaus: Um Relato de Experiência. Brazilian Journal of health Review, Curitiba, v. 3, n. 4, p. 9762-9770 jul./aug. 2020.

Ministério da Saúde. Envelhecimento e Saúde da Pessoa Idosa. Brasília, DF: O Ministério; 2006.

Garcia MAA, Pinto ATBC, Odoni APC, Longhi BS, Machado LI, Linek MDS, et al. Interdisciplinaridade e Integralidade no Ensino em Saúde. Rev Ciênc Med. 2006 Dez; 15(6):473-485.

Mallmann DG, Neto NMG, Sousa JC, Vasconcelos EMR. Educação em saúde como principal alternativa para promover a saúde do idoso. Rev Ciênc e Saúde Colet. 2015 Jul; 20(6): 1763-1772.

Published

2020-12-09

How to Cite

FERREIRA, T. M.; FERREIRA, I. F. N.; SAMPAIO, J. F. Participação de equipe multidisciplinar na promoção do cuidado em grupo de idosos e adultos do projeto EADASC / Participation of a multidisciplinary team in the promotion of group care of elderly and adults of the EADASC project. Brazilian Journal of Health Review, [S. l.], v. 3, n. 6, p. 18181–18187, 2020. DOI: 10.34119/bjhrv3n6-217. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/21292. Acesso em: 29 mar. 2024.

Issue

Section

Original Papers