A adesão dos bundles como estratégia de prevenção de pneumonia vinculada à ventilação mecânica / Adherence of bundles as a strategy of prevention of pneumonia linked to mechanical ventilation

Eduardo Pastana Cardoso, Érica Crsitina Gonçalves Martins, Pedro Augusto Ramos dos Santos, Neylane do Socorro Cruz da Silva, Ana Clara Carreteiro Nascimento, Ana Karolina Lobo Pereira, Alexsander Pereira da Silva, Henrique Botelho Moreira, Gleiciane Moraes Gonçalves, Carolina Figueiredo da Fonseca

Abstract


1 INTRODUÇÃO

A pneumonia associada à ventilação mecânica é uma infecção relacionada à existência do tubo orotraqueal nos doentes ventilados. Nesse contexto, o bundle é classificado como um conjunto de medidas preventivas baseadas em evidências científicas que resultam na melhoria efetiva dos cuidados.

 

2 OBJETIVO

analisar o impacto da implementação de bundles na prevenção da pneumonia associada à ventilação mecânica.

 

3 MÉTODO

Optou-se por uma revisão literária sistemática juntamente com método de Joanna Briggs Institute que têm como base o modelo de saúde fundamentado em evidências. A coleta de dados ocorreu na Biblioteca Virtual da Saúde (BVS), através das seguintes bases eletrônicas: SCIELO, MEDLINE, LILACS e BDENF, entre os meses de novembro de 2019 a janeiro de 2020. Os dados apresentados provêm de artigos científicos publicados no período de 2014 a 2019.  Após a estratégia de pesquisa, 72 estudos foram identificados, foram selecionados destes apenas 13 artigos para produção textual, de acordo com o ano de publicação, que atendem aos critérios metodológicos e possuem os descritores usados, após isso, 05 artigos foram incluídos para análise nesta revisão, pois implementaram os bundles como estratégia de prevenção da PAVM. As medidas mais comuns na constituição dos bundles são: a higiene oral com clorexidina, a elevação da cabeceira a 30º e a pausa diária da sedação.

 

4 RESULTADOS

os mesmos revelaram que houve um número significativo de adesão aos bundles, o qual levou a uma diminuição da taxa de incidência de pneumonia associada à ventilação nas (UTI) unidades de terapia intensiva das referidas pesquisas. Os estudos desta revisão foram analisados criteriosamente para obter o melhor resultado sobre adesão dos bundles nas UTI.

 

5 CONSIDERAÇÕES FINAIS

Há evidências significativas e preocupação que não existe um protocolo estabelecido e utilizado a nível nacional e sim, apenas protocolos institucionais de medidas preventivas. Portanto, é necessário reforçar a realização de novas pesquisas nesta área, de modo a serem definidas por uma única abordagem de intervenção para incorporar ao bundle. Ao mesmo tempo, é importante enfatizar e implementar a revisão sistemática, pois é uma maneira efetiva de selecionar as melhores estratégias que modifiquem o comportamento dos profissionais e consequentemente visem melhores resultados clínicos.

 


Keywords


Pneumonia associada à ventilação mecânica, Pacotes de Assistência ao Paciente, Saúde Pública, Prática Clínica Baseada em Evidências, Controle de Infecção.

References


ALECRIM, R. X. et al. Boas práticas na prevenção de pneumonia associada à ventilação mecânica. Acta Paulista de Enfermagem, São Paulo, v. 32, n. 1, p. 11-17, fevereiro 2019. Disponível em: . Acesso em: 06 jan. 2020.

CRUZ, J. R. M.; MARTINS, M. D. S. Pneumonia associada à ventilação mecânica invasiva: cuidados de enfermagem. Revista de Enfermagem Referência, Coimbra, v. 4, n. 20, p. 87-96, mar. 2019. Disponível em: . Acessos em: 06 jan. 2020.




DOI: https://doi.org/10.34119/bjhrv3n6-216

Refbacks

  • There are currently no refbacks.