Controle social em ação: experiência de implantação de um conselho local de saúde / Social control in action: experience in setting up a local health

Yohana Pereira Vieira, Luana Escobar dos Santos, Letícia Petry, Eliziane Deves Olbermann, Queila Campos Frick, Michele de Assis Benachio Cavalheiro, Fabiéli Vargas Muniz, Isabel Cristina dos Santos Colomé

Abstract


Este trabalho objetiva relatar a experiência vivenciada por acadêmicas de enfermagem no desenvolvimento de um projeto de intervenção que visou a implantação de um Conselho Local de Saúde na área de abrangência de uma Unidade de Estratégia Saúde da Família, em um município do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. O Conselho Local é um meio de participação dos usuários da comunidade e dos profissionais de saúde para discutir questões relevantes à saúde e ao contexto em que os usuários estão inseridos, a fim de criar melhorias nos serviços de saúde. Foram realizados encontros utilizando como ferramenta metodológica o Círculo de Cultura proposto por Paulo Freire. A partir disso, identificou-se que houve aproximação dos profissionais da equipe com os usuários e suas demandas/necessidades, assim como o esclarecimento de dúvidas e melhor compreensão da comunidade frente a algumas condutas dos profissionais e do serviço. A partir do diálogo estabelecido, houve o fortalecimento da parceria entre universidade e serviço de saúde/comunidade.


Keywords


Agente Comunitário de Saúde, Enfermagem, Participação Social.

References


PAZ AAM, et al. Orientação para elaboração do projeto de intervenção local (PIL). Universidade de Brasília. Faculdade de Educação. UAB/UnB. Curso de Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania, com ênfase em EJA. Brasília, [online], 2013.

BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. LEI 8.142, de 28 de dezembro de 1990. Dispõe sobre a participação da comunidade na gestão do Sistema Único de Saúde (SUS} e sobre as transferências intergovernamentais de recursos financeiros na área da saúde e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 31 dez. 1990b. Seção 1.

JORGE MS, VENTURA CA. Os Conselhos Municipais de Saúde e a gestão participativa. Textos & Contextos. Porto Alegre, v. 11, n. 1, p. 106 - 115, jan./jul. 2012.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria da Assistência à Saúde. Coordenação de Saúde da Comunidade. Saúde da Família: uma estratégia para a reorientação do modelo assistencial. Brasilia. Ministério da Saúde, 1997.

SILVA VR, MEDEIROS MR. Conselhos municipais de assistência social: história, fragilidades e possibilidades. ARGUMENTUM, Vitória, v. 2, n. 2, p.163-173, jul./dez. 2010.

BUSANA JA, HEIDEMANN ITSB, WENDHAUSEN ALP. Participação popular em um conselho local de saúde: limites e potencialidades. Texto Contexto Enferm, Florianópolis, 2015 Abr-Jun; 24(2): 442-9.

QUANDT, F. L., FANTIN, A. D., & KOVALESKI, D. F. (2013). Saúde & Transformação Social Análise sobre a participação da comunidade nos Conselhos Locais de Saúde : caso do município de Pomerode – SC . Analysis of community participation in Local Health Councils : the case of county of Pomerode –. 48, 83–90.

SPERONI KS, FRUET IMA, DALMOLIN GL, LIMA SBS. Percepções dos Agentes Comunitários de Saúde: contribuições para a gestão em saúde. Rev Cuid 2016; 7(2): 1325-37.

FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1968.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa. II Caderno de educação popular em saúde / Ministério da Saúde, Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa. Departamento de Apoio à Gestão Participativa. – Brasília : Ministério da Saúde, 2014.

VIEIRA, S. (2018). Participação popular na Estratégia Saúde da Família: espaço potencial de construção de saúde. Boetim Do Institudo de Saúde - BIS, 19, 71–75.

JUNGLOS, C., AMADIGI, F. R., MACHADO, R. R., & SORATTO, J. (2019). Motivações, Importância, Desafios E Perpectivas Do Controle Social Em Saúde. Cogitare Enfermagem, 24.

CRUZ PJSC, VIEIRA SCR, MASSA NM, ARAÚJO TAM, VASCONCELOS ACCP. Desafios para a participação popular em saúde: reflexões a partir da educação popular na construção de conselho local de saúde em comunidades de João Pessoa, PB. Saúde Soc. 2012; 21(4):1087-100.

MIWA, M.J, SERAPIONE, M., VENTURA, C.A.A. A Presença Invisível dos Conselhos Locais de Saúde. Saude.soc 26 (2) Apr-Jun 2017.

LISBOA, E. A., SODRÉ, F., ARAÚJO, M. D., QUINTANILHA, B. C., & LUIZ, S. G. (2016). Conselhos locais de saúde: caminhos e (des)caminhos da participação social. Trabalho, Educação e Saúde, 14(3), 679–698




DOI: https://doi.org/10.34119/bjhrv3n6-118

Refbacks

  • There are currently no refbacks.