Desafios frente à saúde da criança de/na situação de Rua: uma revisão integrativa / Challenges facing the health of the child from/into the situation of Rua: an integrative review

Daniela Moura dos Reis, Gabriele Alves dos Santos, Thais Luana de Lima Araújo, Luzibênia Leal de Oliveira

Abstract


Dentre todos os ciclos de vida, a infância compreende a um período de predisposição a enfermidades e agravos, consequentemente, a qualidade de vida tem influência direta no crescimento e desenvolvimento, além de terem papel fundamental na morbi-mortalidade infantil. O objetivo deste estudo é compreender os desafios frente à saúde da criança de/na situação de rua, associado à prática da enfermagem e ao contexto sociopolítico na qual estão inseridas. Refere-se a uma Revisão Integrativa da Literatura, utilizando como bases de dados a Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e PubMed. Foram utilizados os Descritores em Ciências da Saúde (DeCS) combinados com operadores booleanos: “Saúde da Criança” AND “Jovens em situação de rua” AND “Enfermagem”. Após critérios de inclusão e exclusão resultou em 08 documentos. Evidenciou-se por meio dessa revisão que a problemática que envolve toda a atenção à saúde da criança de/na rua, tem se restringido a associação com o uso de drogas lícitas e ilícitas, como os principais fatores nos quais essa população encontra-se submetida. Todavia, em alguns artigos também foram apresentados à importância da atuação da enfermagem, assim como intervenções e possíveis melhorias. Esta revisão proporcionou um enriquecimento de conteúdo sobre o tema, entretanto apresentou a defasagem no quesito de quantidade de estudos sobre a problemática da saúde da criança de/na rua e ao domínio de fatores

de risco restritos ao uso de drogas lícitas e ilícitas, assim como poucas propostas de intervenções eficazes para amenizar a problemática.


Keywords


Saúde da criança, Jovens em situação de rua, Enfermagem.

References


ALMEIDA PINA DE OLIVEIRA, Alfredo; OLIVEIRA RIBEIRO, Moneda. O cuidar da criança de/na rua na perspectiva dos graduandos de enfermagem. Texto & Contexto Enfermagem, v. 15, n. 2, 2006.

BRASIL. Constituição Federal de 1988. Promulgada em 5 de outubro de 1988. Disponível em

. Acesso em: 19 de maio de 2018.

BRUSH, Barbara L. et al. Overcoming: A concept analysis. In: Nursingforum. Blackwell Publishing Inc,. p. 160-168, 2011.

BUSEN, Nancy H.; ENGEBRETSON, Joan C. Facilitating risk reduction among homeless and street‐ involved youth. Journalofthe American Associationof Nurse Practitioners, v. 20, n. 11, p. 567-575, 2008.

CARINHANHA, Joana Iabrudi. Violência vivenciada pelas adolescentes em situação de rua: bases para o cuidado de enfermagem pela cidadania. Tese de Doutorado. Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Faculdade de Enfermagem, 2009.

DE OLIVEIRA, Marcia Aparecida Ferreira et al. Perfil das crianças e adolescentes em situação de rua usuários de drogas. Revista de enfermagem UFPE online-ISSN: 1981-8963, v. 10, n. 2, p. 475-484, 2016.

LEE, Rebecca C. Family homelessness viewed through the lens of health and human rights. Advances in Nursing Science, v. 35, n. 2, p. E47-E59, 2012.




DOI: https://doi.org/10.34119/bjhrv3n6-044

Refbacks

  • There are currently no refbacks.