A estratégia saúde da família e suas práxis no grupo familiar/The family health strategy and its practices in the family group

Ismael Fabricio Vaz, Amanda de Almeida de Souza, Andriele Santana da Silva de Jesus, Beatriz de Souza Giuseppe Soares, Layane Bittencourt de Brito, Maria de Fatima Nascimento do Amaral, Danielle Costa de Souza

Abstract


Objetivo: Descrever a experiência de acadêmicos de enfermagem durante as atividades práticas da disciplina Prática Curricular em Saúde III (PCS - III). Métodos: Relato de experiência realizado por discentes de enfermagem durante as atividades práticas da disciplina intitulada Prática Curricular em Saúde (PCS). A obtenção dos dados se deu no semestre de 2019.1, dividindo-se em três visitas domiciliares onde na primeira visita avaliou-se as necessidades de saúde da família, na segunda realizou-se a implementação educativa e por fim, na terceira avaliou-se os resultados da família. Resultados: A partir dos diagnósticos de enfermagem, foi elaborada uma ação de implementação prática de caráter educativa, em âmbito familiar voltada para a gerência da dependência e sobrecarga entre membros da família. Foi realizada uma atividade em grupo na qual participaram todos os integrantes do grupo familiar onde abordou-se o fator estressor principal e sua relação com a rotina de vida diária dos integrantes da família. Conclusão: As práxis de enfermagem em âmbito familiar focada na implementação de bem-estar e melhoria da qualidade de vida da família, possibilitou aos acadêmicos uma visão prática, clínica, crítica e dinâmica em relação às práticas do profissional enfermeiro. A educação em saúde mostrou eficácia já que a família relatou maior controle de seu tempo e menos dependência e sobrecarga, fator estressor forte da família.


Keywords


Saúde da Família, Visita Domiciliar, Educação em Saúde.

References


. Henrique de Macêdo Alves, J., 2014. A Evolução Nas Definições De Família, Suas Novas Configurações E O Preconceito. [online] Monografias.ufrn.br. Disponível em: [Acesso em 5 junho 2019].

. Marques, N., Temer, M., Arakaki, F., Mendes, A. and Alves, L., 2016. A EVOLUÇÃO DO CONCEITO DE FAMÍLIA BRASILEIRA. [online] Pensaracademico.facig.edu.br. Disponível em: [Acesso em 15 junho 2019].

. HERDMAN, T.H.; KAMITSURU, S. Diagnósticos de Enfermagem da NANDA: definições e classificação 2018-2020/ [NANDA Internacional]. 11 ed. Porto Alegre: Artmed, 2018.




DOI: https://doi.org/10.34119/bjhrv3n6-039

Refbacks

  • There are currently no refbacks.