Controle de qualidade da cadeia de frio em diferentes centros de pesquisa clínica no Brasil: aplicação do método Lean Six Sigma/ Quality control of cold chain in different clinical research centers in Brazil: application of the Lean Six Sigma method

Authors

  • Alessandro Prudente
  • Ana Tereza Gomes Guerrero
  • Bruna Roberta da Silva
  • Flávia Silva de Souza
  • Milena Bezerra

DOI:

https://doi.org/10.34119/bjhrv3n5-317

Keywords:

Lean Six Sigma, temperatura, cadeia de frio

Abstract

O objetivo deste estudo foi realizar o diagnóstico situacional referente ao desvio de temperatura nos processos de transporte e armazenamento de produto investigacional (PI) e amostra biológica. O diagnóstico situacional foi realizado em cinco centros de pesquisa clínica, distribuídos ao longo do território Nacional: Campo Grande/MS; Porto Velho/RO; Recife/PE; Rio de Janeiro/RJ e Salvador/BA. O mapeamento dos desvios foi realizado localmente de acordo com as demandas dos respectivos centros de pesquisa clínica referentes ao controle de qualidade da cadeia de frio. Para coleta de dados utilizou-se os registros de temperaturas de equipamentos dos referidos centros de pesquisa, e, foram analisados pela ferramenta da qualidade six sigma. O Lean Six Sigma é uma metodologia que utiliza um conjunto de ferramentas da qualidade automotiva e ferramentas de estatística aplicadas seguindo uma seqüência cronológica de projeto – conhecida como DMAIC. É uma sistemática voltada para solução de problemas crônicos e melhoria de processos e que com o auxilio da estatística, pode ser comprovada através de fatos e dados. Vários pontos críticos foram apontados nesta avaliação, estando estes relacionados principalmente com os aspectos gerais de controle e manutenção da temperatura de equipamentos e produtos. Pelos resultados encontrados, foi possível realizar aplicação da metodologia Lean Six Sigma e delinear um plano de intervenção. A partir da análise dos dados, foi possível verificar a utilidade da ferramenta Lean Six Sigma na melhoria da eficiência dos processos de transporte e armazenamento investigados no presente trabalho.   

References

Tanabe SC, Cortez LAB. Perspectivas da Cadeia de frio para frutas e hortaliças no Brasil. Nazaré: PA: Cabano Engenharia, 1998.

Rocha CMV et al. Manual de rede de frio. 3ªed. Brasília: Fundação Nacional de Saúde do Ministério da Saúde, 2001.

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância Epidemiológica. Manual de rede de frio. 4ºed. Brasília: Ministério da Saúde, 2013.

DICIONÁRIO ONLINE DE PROTUGUÊS. [on line]. [capturado em 13 de ago. 2016]. Diponível em : http://www.dicio.com.br.

Lousana G, Accetturi C. Guia Prático. [on line]. [capurado em 21 mar. 2017]. Disponível em: http://www.invitare.com.br/pub/Invitare-guia-pratico.pdf

Oliveira MMM. Estabelecimento das condições de armazenamento de amostras biológicas provenientes de estudos clínicos desenvolvidos pelo Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos Bio-Manguinhos/ FioCruz – Rio de Janeiro, 2015. (Dissertação de Mestrado). Pós Graduação em Tecnologia de Imunobiológicos. 2015.

Anvisa. DECRETO Nº 79.094, DE 05 DE JANEIRO DE 1977. [on line]. [capurado em 21 abr. 2017]. Disponível em: http://www.anvisa.gov.br/hotsite/genericos/legis/decretos/79094.htm

IATA. Publications. [on line]. [capurado em 01 mar. 2017]. Disponível em: www.iata.gov/publications

Brasil. Ministério da Saúde. Agência Nacinal de Vigilância Sanitária. Resolução RE n.º 59, de 27 de junho de 2000. Dispõe sobre às recomendações de Boas Práticas de Fabricação e Controle (BPFC).Diário Oficial [da República Federativa do Brasil]. Brasília, 2000.

Hadfield D, Homes S, Kozilowski S, Sperl T. O Lean na área da sáude- Ferramentas para a eliminação do desperdício em hospitais, clínicas e outras instituições de saúde. Rio de Janeiro, Doc Content, 2016, 1ª ed. – 268p.

Eckes G. The Six Sigma Revolution: How General Electric and Others Turned Process Into Profits, 2001, 4ª ed. – 288P. Elsevier.

Benedit RK. Manual do Centro de Pesquisa. São Paulo: Dendrix; 2010.

Brasil. Ministério da Saúde. Agência Nacinal de Vigilância Sanitária. Resolução RE n.º 39, de 5 de junho de 2008. Aprova o REGULAMENTO PARA A REALIZAÇÃO DE PESQUISA CLÍNICA e dá outras providências. Diário Oficial [da República Federativa do Brasil]. Brasília, 2008.

Antony J, Coronado RB. A strategy for survival. Manufacturing Engineer, Dearborn. 2001. vol. 80. nº3. p.119-121.

Management HSM. “Seis Sigma: Memórias do pioneiro”. [on line]. [capurado em 03 out. 2016]. Disponível em: http://www.minitabbrasil.com.br

Behara RS, Fontenot GF, Gresham A. Customer satisfaction measurement and analysis using six sigma”. International Journal of Quality & Reliability Management. p.9-18. 1995.

Santos BA, Martins FM. “A implementação dos projetos seis sigma contribuindo para o direcionamento estratégico e para o aprimoramento do sistema de medição de desempenho”. Revista Pesquisa e Desenvolvimento Engenharia de Produção. nº1. p1-14. 2003.

Usevinicius AL. “Implementação da metodologia Seis Sigma e aplicação da técnica estatística de projeto de experimentos na resolução de problemas e otimização dos processos de fabricação”. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. RS. P.36. 2004.

Harry MJ, Schroeder R. Seis sigma: a breakthrough strategy for profitability. New York: Quality Progress, May 1998.

Paranthaman D. Controle de qualidade. São Paulo: McGrawHill Ltda; 1990. p.118-212.

WOMACK; JONES, 2004; OLEGHE; SALONITIS, 2015;FURLAN; VINELLI; DAL PONT, 2011

Published

2020-10-29

How to Cite

PRUDENTE, A.; GUERRERO, A. T. G.; SILVA, B. R. da; SOUZA, F. S. de; BEZERRA, M. Controle de qualidade da cadeia de frio em diferentes centros de pesquisa clínica no Brasil: aplicação do método Lean Six Sigma/ Quality control of cold chain in different clinical research centers in Brazil: application of the Lean Six Sigma method. Brazilian Journal of Health Review, [S. l.], v. 3, n. 5, p. 15396–15416, 2020. DOI: 10.34119/bjhrv3n5-317. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/19038. Acesso em: 29 mar. 2024.

Issue

Section

Original Papers