Câncer de colo uterino avançado e o cuidado longitudinal na atenção básica / Advanced cervical cancer and longitudinal care in basic care

Authors

  • Denise Mota Araripe Pereira Fernandes Brazilian Journals Publicações de Periódicos, São José dos Pinhais, Paraná
  • Anne Thaísa Dantas Carvalho
  • Vilma Felipe Costa de Melo

DOI:

https://doi.org/10.34119/bjhrv3n5-303

Keywords:

Atenção Básica Residência e Internato, Longitudinalidade, Câncer de colo uterino, Visitas Domiciliares.

Abstract

O Câncer de Colo Uterino (CCU) representa a quarta neoplasia mais frequente no sexo feminino em termos mundiais, sendo uma doença de progressão lenta, com grande potencial de prevenção e cura se diagnosticada e tratada precocemente. O objetivo desta pesquisa foi relatar o potencial de cuidado da Atenção Básica (AB) através de Visitas Domiciliares (VD) a uma paciente entendida pela especialidade focal como "sem prognóstico" e posterior alta hospitalar com desvinculação do serviço. Na AB, apesar de tecnologicamente leve, não se propõe a dar alta aos pacientes. Os cuidados em atenção primária estão situados na comunidade, o cuidado é parte, a atenção é ampla e estendida às pessoas e às suas famílias. A equipe da Estratégia Saúde da Família (ESF) tem vínculo pessoal e direto como os moradores da comunidade. Participa da cobertura assistencial propondo a realização do exame preventivo para o CCU, porém ainda enfrenta dificuldades no que tange a essa proposta de cuidado e seguimento. Contudo, as principais reações emocionais e sentimentos experimentados pelas mulheres frente ao diagnóstico de câncer cervicouterino também fazem parte do espaço onde atua a AB. Para o desenvolvimento deste relato optou-se por uma abordagem qualitativa, através da medicina narrativa, resgatando na contação de histórias um mecanismo de aprendizagem de Medicina aos internos e residentes em Medicina de Família e Comunidade. Aqui narramos como nos preparamos e demos o suporte a uma família no momento de ruptura pelo adoecimento grave. Ao concluirmos esta pesquisa pudemos observar que as mulheres necessitam de apoio emocional e multidisciplinar constantes na luta contra o CCU, uma doença ainda considerada incurável quando invasora. 

References

BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria nº 2.436, de 21 de setembro de 2017. Aprova a Política Nacional de Atenção Básica (PNAB), estabelecendo a revisão de diretrizes para a organização da Atenção Básica, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2017.

CARDOSO, F. M.; CAMPOS, G. W. Aprendendo a clínica do sofrimento social: narrativas do internato na Atenção Primária à Saúde. Ciência & Saúde Coletiva, 25(4):1251-1260, 2020.

Diretrizes brasileiras para o rastreamento do ca?ncer do colo do u?tero / Instituto Nacional de Ca?ncer Jose? Alencar Gomes da Silva. Coordenac?a?o de Prevenc?a?o e Vigila?ncia. Divisa?o de Detecc?a?o Precoce e Apoio a? Organizac?a?o de Rede. – 2. ed. rev. atual. – Rio de Janeiro: INCA, 2016.

Global Cancer Observatory (GCO). International Agency for Research on Cancer. World Health Organization [internet]. Acessado em 10 de setembro de 2020. Disponível em: https://gco.iarc.fr/.

NERONE, V.; TRINCAUS, M. R. Reações Emocionais e Sentimentos Experienciados Pelas Mulheres com Câncer de Colo Uterino. Revista Salus-Guarapuava. (1):2: 147-155, 2007.

REIS, T. C. S.; NUNES, J. S.; SILVA, C. H. B. Relato de caso: cuidar do paciente e do cuidador. Revista Brasileira de Cancerologia; 50(4): 328-329; 2004.

ROSA, J. G. “Grande Sertão: Veredas”. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 1988.

SILVA, S. R.; SILVEIRA, C. F.; GREGÓRIO, C. C. M. Motivos Alegados para a Não Realização do Exame de Papanicolaou, segundo mulheres em tratamento quimioterápico contra o câncer do colo uterino. Rev. Min. Enferm.;16(4): 579-587, 2012.

STARFIELD, B. Atenção primária: equilíbrio entre necessidade de saúde, serviços e tecnologia. Brasília: UNESCO: Ministério da Saúde, 726p., 2004.

TESSER, C. D.; NORMAN, A. H.; VIDAL, T. B. Acesso ao cuidado na Atenção Primária à Saúde brasileira: situação, problemas e estratégias de superação. Saúde Debate. 42(1): 361-378, 2018.

TOMASI, E., et al. Estrutura e processo de trabalho na prevenção do câncer de colo de útero na Atenção Básica à Saúde no Brasil: Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade – PMAQ. Rev. Bras. Saúde Matern. Infant; 15(2): 171-180, 2015.

Published

2020-10-26

How to Cite

FERNANDES, D. M. A. P.; CARVALHO, A. T. D.; DE MELO, V. F. C. Câncer de colo uterino avançado e o cuidado longitudinal na atenção básica / Advanced cervical cancer and longitudinal care in basic care. Brazilian Journal of Health Review, [S. l.], v. 3, n. 5, p. 15237–15242, 2020. DOI: 10.34119/bjhrv3n5-303. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/18798. Acesso em: 29 mar. 2024.

Issue

Section

Original Papers