Aneurisma de tronco celíaco – um relato de caso/Celiac trunk aneurysm – a case report

Isadora Ferraz dos Santos, Bruna Bonamigo Thomé, Luiza de La Vega Hoffmann, Anna Luiza Frazzon Teixeira, Raquel Machado Menezes, Etiele Difante Velasquez, Estevão Ferreira Marques, Arnoldo Azevedo dos Santos

Abstract


O Aneurisma de Tronco Celíaco (ATC) é uma patologia rara, que embora geralmente apresente-se de forma assintomática, é potencialmente fatal. Na maioria dos casos, o diagnóstico ocorre de forma incidental. A partir do diagnóstico, indica-se o tratamento que envolve a escolha da via de abordagem, devendo optar-se pela via endovascular ou pela via cirúrgica, conforme comorbidades do paciente e aspectos do aneurisma. Sendo assim, evidencia-se a importância de realizar o diagnóstico precocemente, possibilitando a adoção da terapêutica adequada e assim evitando desfechos adversos, como a rotura do aneurisma, a qual apresenta altíssima mortalidade.Neste artigo temos o objetivo de relatar caso de Aneurisma de Tronco Celíaco em paciente que estava sob investigação de quadro álgico inespecífico, sendo um achado ocasional na Tomografia Computadorizada de abdome, seguindo-se avaliação com Angiotomografia contrastada. Optou-se pela realização da abordagem endovascular, com colocação de coils em saco aneurismático e stent recoberto em Tronco Celíaco, além de Clopidrogrel e Ácido acetilsalicílico. Durante acompanhamento pós intervenção, realizou-se imagem para controle, confirmando a efetividade da terapia instituída.


Keywords


Aneurisma de Tronco Celíaco, Rotura de Aneurisma, Angiotomografia; Intervenção Endovascular.

References


CARR, SC., PEARCE, WH. , VOGELZANG, RL. , et al. Current management of visceral artery aneurysms. Surgery 1996. n. 120 p. 627.

HAIMOVICI’S. Vascular Surgery. 6ed. 2013. v.2 n. 54 p. 696

MAFFEI, F. Doenças Vasculares Periféricas. 5.ed. 2016. v. 2 n. 118, p. 1555-1556




DOI: https://doi.org/10.34119/bjhrv3n5-257

Refbacks

  • There are currently no refbacks.