Na batida do coração o que decide: a razão ou a emoção? / In the heartbeat what decides: the reason or the emotion?

Joviniano José Rezende de Oliveira, Adilson Nascimento de Jesus

Abstract


Este artigo apresenta uma reflexão crítica a partir de uma experiência que é um dos resultados da minha tese de doutorado: Corposofia: Análise Bioenergética para sensibilizar questões filosóficas. A experiência refere-se à aplicação de um grupo de movimento e consciência corporal realizado nas aulas de Filosofia para estudantes do segundo do ensino médio na E.E. Prof. Coriolano Monteiro de Campinas/SP. O conflito entre pensar e sentir foi relacionado à mobilização da couraça torácica, por meio de exercícios de bioenergética e percussão corporal, cuja experiência foi realizada ao ar livre na área externa da escola. Esse trabalho de sensibilização desdobrou-se em várias discussões ao longo do ano, especialmente sobre o conflito inerente à tomada de decisões. No momento em que uma escolha deve ser feita, para o que devemos dar mais importância: à racionalidade ou a ouvir a intuição, chamada pelo senso comum como, a “voz do coração”?


Keywords


Consciência Corporal, Filosofia, Razão, Inteligência do Coração.

References


BARBATUQUES. O Jogo do Tum Pa. Faixa Hit Percursivo. Está disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=eVSrfdVf1Jw. Acesso: 28/05/2018

CARROL, Lewis. Alice no País das Maravilhas. Porto Alegre: L&PM POCKET, 2014.

CHILDRE, Doc; HOWARD, Martin; BEECH, Donna. A solução Heartmath®. São Paulo: Cultrix, 1999.

CORBIN, A; COURTINE, J; VIGARELLO, G. História do Corpo: As Mutações do Olhar. O Século XX (v.3). Petrópolis: Vozes, 2011.

DESCARTES, R. Regras para orientação do espírito. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

DELEUZE, G. & GUATTARI, F. O que é Filosofia? São Paulo: Ed. 34, 2010.

GAMA, Maria Ercília Rielli & REGO, Ricardo Amaral. Grupos de Movimento. São Paulo:

Instituto Sedes Sapientiae. 1996.

GALLO, Silvio. Sensibilização. DVD: Filosofia no ensino médio: elementos didáticos para a experiência filosófica. São Paulo: Paulos, 2007.

KANT, I. Fundamentação da Metafísica dos Costumes. Lisboa: Edições Setenta, 1986.

LOWEN, Alexander. Amor, Sexo e Seu Coração. São Paulo: Summus, 1990.

MARTINS. Andrei Venturini. O sentido da morte em Blaise Pascal. Redescrições – Revista online do GT de Pragmatismo, ano VI, nº 1, 2015 [p. 6/18]

PASCAL, Blaise. Pensées opuscules et lettres. Paris: Classiques Garnier, 2011.

REICH, W. Análise do Caráter. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

REICH, Wilhelm. Children of The Future: On The Prevention of Sexual Pathology. New York: Farrar, Straus and Giroux, 1987.Tradução independente feita por José Henrique e Sandra Volpi – Centro Reichiano: Curitiba, 2013.

ROSENMAN, Ray H. e FRIEDMAN, Meyer.“Neurotic Factors in Pathogenesis of Coronary Heart Disease”, São Francisco, 1972. Apud: PIERRAKOS, John C. Energética da Essência (Core Energetics): desenvolvendo a capacidade de amar e curar. São Paulo: Pensamento, 1993.




DOI: https://doi.org/10.34119/bjhrv3n5-239

Refbacks

  • There are currently no refbacks.