A relevância da família na construção da aprendizagem escolar regular / The relevance of family on learning regular school building

Débora Martins Coelho Freire, Ana Virgínia Aragão Dantas Parente

Abstract


O presente artigo vem abordar sobre a importância da integração família-escola no processo de aprendizagem regular para uma educação de qualidade. A participação dos pais é um diferencial no aprendizado do seu filho e de extrema relevância, sua participação no ambiente escolar promove incentivo para que a criança se sinta acolhida, amada neste período de quão aprendizagem. A família, como espaço de orientação, construção da identidade de um indivíduo, deve promover, junto à escola uma parceria, a fim de contribuir no processo do aprender. Diante desse acompanhamento familiar emerge um desempenho escolar satisfatório e gratificante para ambas as partes ao alcançar um único objetivo, uma aprendizagem significativa para a criança. A metodologia aqui utilizada para desenvolver esse artigo, consistiu de pesquisa exploratória e descritiva para assim entender melhor como funciona a relação entre família, aluno e educador e de revisão bibliográfica devida ser pesquisada através de livros, artigos e revistas.  Percebeu-se que a preocupação dos pais com os alunos muda quando estes apresentam mais idade, e eles deixam de se fazer presentes na escola. Mas para que seus filhos tenham um bom desempenho escolar é importante a participação dos pais, não importa a idade.

                                                      

 


Keywords


Família. Aprendizagem. Escola.

References


BASSEDAS, Eulália et al. Intervenção educativa e diagnóstico psicopedagogico. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 1996.

CORREA, Rosa Maria. Dificuldades no aprender: um outro modo de olhar. Campinas (SP): Mercado de Letras, 2001.

DELABETHA, Andira; DA COSTA, Gisele Maia Tonin. Psicopedagogia e suas áres de educação. Revista Ideau, Uruguai, v. 9, n. 20, jul./dez. 2014. Semestral. Disponível em : http://www.ideau.com.br/getulio/restrito/upload/revistaartigos/230_1.pdf>. Acesso em: 05 mai.2017.

FERNANDEZ A. Inteligência aprisionada. Porto Alegre: Artmed, 1990.

_____________.Os idiomas do aprendente: análise de modalidades ensinantes em famílias, escolas e meios de comunicação. Porto Alegre: Artmed, 2001.

FREINET, Célestin. Conselhos aos pais. São Paulo: Estampa, 1974. (coleção técnicas de educação, n. 6)

Gil, Antonio Carlos Gil. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

LA TAILLE, de. DANTAS, Oliveira. Piaget, Vygotsky, Wallon: Teorias Psicogenéticas em Discussão. 26. ed. Local: editora, ano.

PORTELLA, Fabiana Ortiz; FRANCESCHINI, Ingrid Schroeder. Família e aprendizagem uma relação necessária. 3. ed. Rio de Janeiro: Wak, 2011.




DOI: https://doi.org/10.34119/bjhrv3n5-217

Refbacks

  • There are currently no refbacks.