“DIZERES” do e sobre o corpo: o antes e o depois da dança/"SAYINGS" of and about the body: the before and the after dance

Fabiana Magalhães Botelho, Fernanda de Souza Cardoso, Saulo Daniel Mendes Cunha

Abstract


O Projeto de Extensão Grupo de Dança Compassos se constituiu em uma proposta extensionista vinculada ao Departamento de Educação Física da Unimontes, que objetivava proporcionar aos seus integrantes diferentes experiências corporais, vinculadas, principalmente, à linguagem da dança moderna e contemporânea. O presente estudo versa sobre os dizeres de sete (07) sujeitos que integraram o referido projeto, buscando compreender a relação dos mesmos com seus corpos e as possíveis mudanças após a inserção no grupo. O estudo se caracteriza como uma pesquisa qualitativa descritiva e o instrumento utilizado foi a entrevista semiestruturada. Por fim, destacamos que a inserção no projeto, criou inúmeras possibilidades: não somente as sensações, mas uma outra e nova maneira de ver, agir, perceber, fazer sua própria dança e nela se reconhecer.  Por meio dessa experiência conhecimentos puderam ser adquiridos, num processo que vai além dos movimentos executados, ultrapassam os tempos e os espaços dançantes para serem reconhecidos nos tempos e espaços cotidianamente vividos.


Keywords


corpo, dança, Projeto de Extensão.

References


BAGRICHEVSKY, Marcos; ESTEVÃO, Adriana; PALMA, Alexandre. A saúde em debate na Educação Física. Blumenau (SC): Edibes, 2003.

CAMARGO, Daiana; FINCK, Silvia Christina Madrid. A dança inserida no contexto educacional e sua contribuição para o desenvolvimento infantil. InterMeio: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação, Campo Grande, MS, v.32, n.32, p.62-74, jul./dez. 2010. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/intm/article/view/2425. Acesso em: 10 abr. 2018.

CASTRO, Luciana Maria Cerqueira. A universidade, a extensão universitária e a produção de conhecimentos emancipadores. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 27., 2004. Anais... Caxambu: ANPED, 2004. Disponível em: http://www2.uerj.br/anped11, 2004. Acesso em 28 out 2010.

COSTA, Mauro José Sá Rego. Dançando com o corpo sem órgãos. In: CALAZANS, Maria Julieta; CASTILHO, Jacyan; GOMES, Simone. Dança e educação em movimento. São Paulo: Cortez, 2003.

DE PAULA, João Antônio. A extensão universitária: história, conceito e propostas. Interfaces – Revista de Extensão da UFMG, v. 1, n. 1, p. 5-23, jul.-nov. 2013.

GARAUDY, Roger. Dançar a vida. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1980.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 1991.

GIL, José. Movimento total - o corpo e a dança. São Paulo: Iluminuras, 2004

LE BRETON, David. A sociologia do corpo. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2006.

LEAL, Patrícia. Respiração e expressividade: práticas corporais fundamentadas em Graham e Laban. São Paulo: Fapesp; Annablume, 2006.

LORENZETTO, Luiz Alberto; MATTHIESEN, Sara Quenzer. Práticas corporais alternativas. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2008.

MARZANO-PARISOLI, Maria Michela. Pensar o corpo. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2004.

MERLEAU-PONTY, Maurice. O primado da percepção e suas conseqüências filosóficas. Campinas: Papirus, 1990.

MORANDI, Carla. A dança e a educação do cidadão sensível. In: STRAZZACAPPA, Márcia; MORANDI, Carla. Entre a arte e a docência: a formação do artista na dança. Campinas, São Paulo: Papirus, 2006.

MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez; Brasília: UNESCO, 2000.

NANNI, Dionísia. Dança Educação: princípios métodos e técnicas. Rio de Janeiro: Sprint, 1995.

______. Ensino da dança: enfoques neurológicos, psicológicos e pedagógicos na estruturação/ expansão da consciência corporal e da auto-estima do educando. Rio de Janeiro: Shape, 2003.

NUNES, Clarice. Dança, terapia e educação: caminhos cruzados. In: CALAZANS, Maria Julieta; CASTILHO, Jacyan. Dança e educação em movimento. São Paulo: Cortez, 2003.

OLIVEIRA, Maria Polyana Silva et al. Dança e saúde: discutindo sobre os principais benefícios da dança nos aspectos psicológicos em mulheres. Revista de Educação, Saúde e Ciências do Xingu, v. 1, n. 2, p. 35-43, marc/2020. Disponível em: https://core.ac.uk/download/pdf/288212877.pdf. Acesso em: 10 set. 2020.

OSSONA, Paulina. A educação pela dança. São Paulo: Summus, 1988.

ROBATTO, Lia. Dança em processo: A linguagem do indizível. In: Reflexões sobre Laban, o mestre do movimento. São Paulo: Summus, 2006.

SANT’ANNA, Denise Bernuzzi de. É possível realizar uma história do corpo? In: SOARES, Carmen Lúcia. Corpo e história. Campinas, São Paulo: Autores Associados, 2001.

SIQUEIRA, D. da. C. O. Corpo comunicação e cultura: a dança contemporânea em cena. Campinas, SP: Autores Associados, 2006.

SOARES, Carmen Lúcia; MADUREIRA, José Rafael. Educação Física, linguagem e arte: possibilidades de um diálogo poético do corpo. Movimento, Porto Alegre, v. 11, n. 2, p.75-88, maio/agosto. 2005. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/Movimento/article/view/2869/1483. Acesso em: 05 set. 2020.

STRAZZACAPPA, Márcia. A dança e a formação do artista. In: STRAZZACAPPA, Márcia; MORANDI, Carla. Entre a arte e a docência: a formação do artista na dança. Campinas, São Paulo: Papirus, 2006.

TOKOE, Patrícia; HARF, Ruth. Expressão corporal na pré-escola. São Paulo: Summus Editorial, 1987.

VARGAS, Lisete Arnizaut Machado de. Escola em dança: movimento, expressão e arte. Porto Alegre: Mediação, 2007.

VIANNA, Klauss. A dança. São Paulo: Summus, 2005.




DOI: https://doi.org/10.34119/bjhrv3n5-174

Refbacks

  • There are currently no refbacks.