Qualidade do sono e sua associação com variáveis metabólicas em estudantes de medicina de uma instituição do Pará / Sleep quality and its association with metabolic variables in medical students from an institution in Pará

Samuel da Silva Ribeiro, Emanuel da Silva Ribeiro, Juliane Costa Santos, Gabriel Pinheiro Brito, Yorhanna de Morais Cardoso, Matheus Siqueira do Nascimento Ramos, Allan Jhones Costa Gomes, Flávia Siqueira Cunha

Abstract


Introdução: A rotina de estudos de um aluno do curso de medicina é intensa, com aulas em período integral somadas às atividades noturnas, ocupando grande parte do tempo do discente, o excesso de tarefas pode acabar interferindo na qualidade de sono desses indivíduos e no desenvolvimento de distúrbios metabólicos em decorrência do descontrole de seus ciclos biológicos. Objetivo: O presente estudo teve como objetivo correlacionar os hábitos de sono e variáveis metabólicas em estudantes do curso de medicina do Centro Universitário Metropolitano da Amazônia Faculdade. Método: Tratou-se de um estudo observacional de corte transversal de caráter analítico que visou à coleta de informações sobre hábitos e aspectos clínicos relacionados à qualidade do sono em estudantes de medicina. Resultados: Foram avaliados 117 estudantes que cursavam regularmente o curso de medicina da UNIFAMAZ, com idade média de 22 anos, destes, 59% tem sonolência patológica, a maioria tem péssima qualidade de sono, 56 % da casuística apresenta sono fragmentado e 46% não reparador. Conclusão: grande parte dos acadêmicos de medicina, do primeiro ao quarto ano de curso, apresentam uma péssima qualidade de sono, o qual é fragmentando em grande parte da amostra, em média menos de 6 horas por noite, não reparador e durante o dia os estudantes têm sonolência excessiva, e alguns fazem o uso de estimulantes para ficarem acordados e conseguirem estudar.

 

 


Keywords


Educação Médica; Transtorno de Sono-Vigília; Educação.

References


ADURA, Flavio E. Medicina do tráfego: Manual do exame de adaptidão física e mental para condutores e candidato a condutores de veículos automotivos. São Paulo: ABRAMET, 2013. 121.p.

ANDRADE, Diego Rubian et al. Absenteísmo na Indústria está Associado com o Trabalho em Turnos e com Problemas no Sono. Cienc Trab., v.19, n.58, abr. 2017.

ARAÚJO, Marcio F. M. et al. Relação entre qualidade de sono e síndrome metabólica em universitários. Texto Contexto Enferm., Florianópolis, v. 24, n. 2, p. 505-512, 2015.

ARAÚJO, José Pereira de; MELO, Hugo Cristiano Soares. Distúrbios do sono e transtornos de aprendizagem. Revista científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento, v. 10, p. 102-113, Nov. 2016.

CARDOSO, Hígor Chagas et al . Avaliação da qualidade do sono em estudantes de Medicina. Rev. bras. educ. med., Rio de Janeiro , v. 33, n. 3, p. 349-355, Sept. 2009 .

CARVALHO, Maria da Conceição et al. Qualidade do sono e sonolência diurna entre estudantes universitários de diferentes áreas. Rev. Neurocienc., Recife, v. 21, n. 3, p. 383-387, 2013.

CASTILHO, Carla Prado. A privação do sono nos alunos da área da saúde em atendimento nas Unidades Básicas de Saúde e suas consequências. Rev. Med., São Paulo, v. 94, n. 2, p. 113-9, abri.-jun. 2015.

CERTO, Ana Catarina Trindade. Qualidade do sono e suas implicações ao nível da ansiedade, depressão e estresse nos estudantes de ensino superior. Relatório de estágio apresentado ao Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de saúde, para obtenção de grau em Mestre em Enfermagem Comunitária. Braganca, março, 2016.

FRASSON, Murilo Zomer et al. Avaliação da qualidade do sono e fatores associados em estudantes de medicina. ACM arq. catarin. med, v. 43, n. 4, p. 34-37, 2014.

KUBOTA, Aline Midori Adati et al. Aspectos da insônia no adulto e a relação com o desempenho ocupacional. Rev. Ter. Ocup. Univ., São Paulo, v. 25, n. 2 p. 119-25, maio-ago. 2014.

MATNEI, Thiago et al. Correlação da Escala de Sonolência de Epworth com alterações na polissonografia na avaliação da sonolência excessiva diurna em pacientes com síndrome da apneia-hipopneia obstrutiva do sono. Medicina, Ribeirão Preto On line, v. 50, n. 2, p. 102-8, 2017.

RIBEIRO, Cairon Rodrigo Faria; SILVA, Yasmin Maria Garcia Prata da; OLIVEIRA, Sandra Márcia Carvalho de. O impacto da qualidade do sono na formação médica. Rev. Soc. Bras. Clin. Med., v. 12, n. 1, jan.-mar. 2014.




DOI: https://doi.org/10.34119/bjhrv3n5-158

Refbacks

  • There are currently no refbacks.