A construção histórica da política nacional de saúde integral da população negra como forma de luta e democracia social / The historical construction of the national integral health policy of the black population as a form of fight and social democracy

Francyele Alves da Paixão Nobre, Maria Karolina de Souza Rodrigues, Rafaella Montenegro do Amaral Costa, Mariana Barbosa da Silva, Cyndi Myrelle da Silva Barros Romão, Chrisllayne Carla Cavalcante Nascimento, Maria Odete Queiroz Lima Tavares, Luana Patrícia Barros Collaço

Abstract


A sociedade brasileira construída com base na herança escravista desencadeou uma sociedade resultante de lutas de classe e raça. Recentemente a condição social da população negra ganhou visibilidade e espaço na esfera política. O objetivo é descrever a construção de uma política pública resultante de luta e democracia social. Trata-se de uma revisão de literatura descritiva, através da Biblioteca Virtual em Saúde, utilizando os seguintes descritores: políticas públicas de saúde, saúde da população negra, enfermagem. Em 1986, o Movimento Social Negro participou ativamente na 8ª Conferência Nacional de Saúde, constituindo um marco na luta por condições de saúde dignas. Em 1990, foi realizada a Marcha Nacional Zumbi dos Palmares. Nos anos de 2000 e 2003, o Movimento Social Negro atuou novamente nas Conferências Nacionais de Saúde, fortalecendo e ampliando sua participação nas instâncias do Sistema Único de Saúde. Espera-se que as políticas públicas contribuam para minimizar as desigualdades, e no caso da PNSIPN esta propõe foco na saúde integral da população negra. A temática demanda reflexão dos enfermeiros em relação à saúde da população negra visando às prioridades e tomada de decisão, ações que alcancem a equidade no âmbito da saúde e fortalecimento do controle social.


Keywords


Políticas públicas de saúde, Saúde da população negra, Enfermagem.

References


BRASIL, MINISTÉRIO DA SAÚDE. Política Nacional de Saúde Integral da População Negra. Uma política do SUS. Brasília – DF, 2013.

BRASIL, MINISTÉRIO DA SAÚDE. Estatuto da Igualdade Racial. Lei nº 12.288, de 20 de julho de 2010 e legislação correlata. 4. ed. – Brasília: Câmara dos Deputados, Edições Câmara, 2015.

CHEHUEN NETO, J.A. et al. Política Nacional de Saúde Integral da População Negra: implementação, conhecimento e aspectos socioeconômicos sob a perspectiva desse segmento populacional. Ciência & Saúde Coletiva,vol.20,2015.

INOCÊNCIO, J.F.; SOUZA, M.M.T. A percepção do enfermeiro quanto à saúde do negro. REVISTA PRÓ-UNIVERSUS, v. 5, n. 2, 2014.

WERNECK, J. Racismo institucional e saúde da população negra. Saúde Soc. São Paulo, v.25, 2016.




DOI: https://doi.org/10.34119/bjhrv3n5-143

Refbacks

  • There are currently no refbacks.