As mediações pedagógicas na formação docente à distância em educação física: Uma análise das disciplinas que tratam das práticas corporais / Pedagogical mediations in distance teaching training in physical education: An analysis of the disciplines that treat body practices

Guenther Carlos Feitosa de Almeida, Alfredo Feres Neto

Abstract


A questão problema desta investigação é: como se dá o processo de mediação pedagógica, nas disciplinas que abordam o conhecimento das práticas corporais, dos cursos de Educação Física à Distância em Goiás? A investigação teve por objetivo central, compreender como o conhecimento próprio às disciplinas teórico- metodológicas, é mediado nos processos de ensino e aprendizagem presentes no curso de Educação Física à distância da UFG. Para tal empreendimento realizamos uma pesquisa predominantemente qualitativa que utilizou de análise documental, entrevistas, grupos focais para coletar as informações, submetendo-as a uma análise de conteúdo para análise e interpretação dos dados. Os resultados indicam a mediação ocorre nos encontros presenciais e no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) nestes predominam o baixo diálogo e pouco trato com os conteúdos das práticas corporais.


Keywords


Mediação Pedagógica, Formação Profissional, Educação à Distância, Educação Física

References


BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. 3. ed. São Paulo: Edições 70, 2011.

PEREIRA, Eva Waisros e MORAES, Raquel de Almeida. História da Educação à distância e os desafios na formação de professores no Brasil. In: SOUZA, Amaralina Miranda de e RODRIGUES, Maria Alexandra Militão (Org.). Educação superior a distância: Comunidade de trabalho e aprendizagem em rede (CTAR). Brasília: Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2009.

PRETI, Oreste. EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: uma prática educativa mediadora e mediatizada. Disponível em http://www.nead.ufmt.br/principal.php?area=producao_artigo&tipo_producao=3.Acesso em 10/09/2020.

TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 2009.




DOI: https://doi.org/10.34119/bjhrv3n5-142

Refbacks

  • There are currently no refbacks.