Mitos e verdades sobre as adaptações fisiológicas do período gestacional: uma metodologia para profissionais de saúde/Myths and truths about the physiological adaptations of the gestational period: a methodology for health professionals

Authors

  • Aline Alvim Ferreira
  • Bruna Garbin de Souza
  • Bruna Ferreira Mendonça Silva
  • Débora Batista de Souza Rocha
  • Máyra Bernardes Rocha
  • Larissa Fernanda de Deus Faria
  • Efigênia Aparecida Maciel de Freitas

DOI:

https://doi.org/10.34119/bjhrv3n5-136

Keywords:

Saúde das Mulheres, Gravidez, Educação em Saúde

Abstract

Objetivo: Descrever a atividade educativa “Fisiologia da gestação: mitos e verdades” aplicadas em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) para gestantes e profissionais de saúde, e observar a participação das mulheres, que esclareceram dúvidas, tanto em relação às questões do jogo, quanto em relação a questionamentos que não estavam entre as perguntas da atividade. Métodos: A atividade educativa “Fisiologia da gestação: mitos e verdades” foi desenvolvida por estudantes dos cursos de graduação em Enfermagem, Medicina e Nutrição da Universidade Federal de Uberlândia. Resultados: Foi possível observar a participação ativa das mulheres, que esclareceram dúvidas, tanto em relação às questões do jogo, quanto em relação a questionamentos que não estavam entre as perguntas do instrumento. Além da competitividade e vontade de envolver-se na atividade e até mesmo respondendo de modo cênico juntamente com a equipe que administrava o jogo. Considerações finais: Na aplicação da atividade foi percebido que as informações compartilhadas trazem mais segurança e tranquilidade as gestantes, inclusive o empoderamento, devolvendo à mulher o sentimento de protagonismo.

References

LEITE, Mirlane Gondim et al. Sentimentos advindos da maternidade: revelações de um grupo de gestantes. Psicologia em estudo, v. 19, n. 1, p. 115-124, 2014.

VIEIRA, Bárbara Daniel; APAV, Parizotto. Alterações psicológicas decorrentes do período gravídico. Unoesc Ciênc ACBS, v. 4, n. 1, p. 79-90, 2013.

SANTOS, Regiane Veloso; PENNA, Cláudia Maria de Mattos. A educação em saúde como estratégia para o cuidado à gestante, puérpera e ao recém-nascido. Texto & contexto-enfermagem, v. 18, n. 4, p. 652-660, 2009.

SANTOS, G. M. Avaliação biomecânica do andar durante a gestação. 1998. 79 f.Dissertação (Mestrado em Ciência do Movimento Humano) – Centro de Educação Física e Desportos, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 1998.

Ziebell C & Cônsul W 2002. A práxis do serviço social (Unisinos) junto a mulheres em São Leopoldo. Disponível em

MENDONÇA, G. M. M. et al.Abordagem grupal como estratégia de cuidado no pré-natal. SANARE Revista de políticas públicas, V.13, n.2, p.78-85, jun./dez. – 2014

Published

2020-09-22

How to Cite

FERREIRA, A. A.; SOUZA, B. G. de; SILVA, B. F. M.; ROCHA, D. B. de S.; ROCHA, M. B.; FARIA, L. F. de D.; FREITAS, E. A. M. de. Mitos e verdades sobre as adaptações fisiológicas do período gestacional: uma metodologia para profissionais de saúde/Myths and truths about the physiological adaptations of the gestational period: a methodology for health professionals. Brazilian Journal of Health Review, [S. l.], v. 3, n. 5, p. 13064–13070, 2020. DOI: 10.34119/bjhrv3n5-136. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/17071. Acesso em: 28 mar. 2024.

Issue

Section

Original Papers