O impacto da Educação em Saúde na comunidade: Relato de experiência de acadêmicos de Medicina acerca de Atividades Educativas realizadas em território de estudo / The impact of Health Education in the community: Medical students' experience report on Educational Activities carried out in study territory

Lucineide Alves Vieira Braga, Ludmyla Alves da Silva, Maria Yuska Nathielly Almeida Santos, Rafaella Barbosa Guedes, Stephania Kiyoka Mine Mesquita, Tassia Campos de Lima e Silva

Abstract


Objetivo: Relatar as experiências vivenciadas por acadêmicos de Medicina e demonstrar o impacto da Educação em Saúde a partir de dinâmicas e atividades educativas lúdico- reflexivas nas quais os saberes prévios do povo e suas realidades culturais são valorizados no cuidado individualizado à comunidade na Atenção Primária. Métodos: Trata-se de um estudo qualitativo, descritivo, do tipo relato de experiência, no qual teve como local de atuação Unidade de Saúde da Família (USF) e em uma Escola localizadas no Bairro do Altiplano, situado no município de João Pessoa – PB a partir de atividades educativas realizadas por acadêmicos de Medicina da Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba (FCM-PB). Resultados: Os estudantes ficaram responsáveis pela construção de atividades lúdico- educativas a fim de promover educação em saúde na comunidade, com o objetivo de conhecer o indivíduo, suas dúvidas e necessidades considerando o ambiente em que está inserido e seus saberes prévios. Realizaram quatro ações distintas com a finalidade de alcançar cada público alvo a partir do grau de instrução e necessidade vigente. Ao final, o êxito da intervenção foi aferido pela resposta dos alunos, usuários e da Equipe de Saúde da Família (ESF) em cada intervenção proposta, corroborando para a continuidade destas ações educativas. Conclusão: Foi possível constatar o impacto de Atividades Educativas de cunho popular para o desenvolvimento da comunidade em que o educando está inserido, a partir do estímulo ao diálogo e a participação comunitária, possibilitam uma melhor leitura da realidade social, política e econômica Ademais, esse tipo de Educação em Saúde na Atenção Primário propicia a análise de aspectos biopsicossociais do usuário sendo indispensáveis para a formação médica por fomentar a formação de equipes de saúde sensíveis à condição humana em sua plenitude.


Keywords


Educação em saúde, Conscientização, Desenvolvimento da Comunidade.

References


BEISIEGEL, Celso de Rui. (1979). Cultura do povo e educação popular. Revista da Fac. de Educação da USP. São Paulo.

BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Secretária de Políticas de Saúde. Departamento de Atenção Básica. Política Nacional de Medicamentos. Brasília: Ministério da Saúde; 2001.

BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Secretaria de Atenção Básica. Departamento de Atenção Básica. Política Nacional de Atenção Básica. Brasília, 2007.

FREIRE, Paulo. Educação e mudança. Tradução de Moacir Gadotti. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 27ª ed. RJ: Paz e Terra. 1987

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FREIRE, Paulo; NOGUEIRA, A. Que fazer? Teoria e prática em educação. São Paulo: Vozes, 2002.MENESES, L. S. L. et al. Vivência em estágio extracurricular voluntário em uma estratégia de saúde da família no município de Baião – PA: relato de experiência. Brazilian Journal of Health Review, Curitiba, v. 3, n. 4, p. 7676-7680 jul./aug. 2020. Acesso em: 13 set. 2020.

SANTOS, A. A. et al. Genograma e Ecomapa: Utilização no Processo de Cuidado na Estratégia de Saúde da Família. Brazilian Journal of health Review, v. 2, n. 4, p. 3368-3372 jul./aug. 2019. Acesso em: 13 set. 2020

SILVA, I. Z. Q. J.; TRAD, L. A. B. O trabalho em equipe no PSF: investigando a articulação técnica e a interação entre os profissionais, Interface - Comunic., Saúde, Educ., v.9, n.16, p.25-38, set.2004/fev.2005.

SOUZA, Anna Inês. Paulo Freire: vida e obra. São Paulo: Expressão Popular, 2001.




DOI: https://doi.org/10.34119/bjhrv3n5-123

Refbacks

  • There are currently no refbacks.