Hábitos alimentares Pré e Pós treino em atletas de Judô / Pre and post training food habits in Judo athletes

Fernanda Camargo Rosa, Daniel Corrêa Araújo, Sérgio De Araújo Filho, Renata Rodrigues Bruno, Reverson Carlos Da Silva, Elmiro Santos Resende, Thiago Montes Fidale, Robson Da Silva Medeiros

Abstract


1 INTRODUÇÃO

O hábito alimentar de um atleta reflete diretamente no rendimento durante o esporte. Nesse contexto, é necessário se atentar na alimentação tanto anteriormente como posteriormente a prática do exercício físico a fim de proporcionar ao organismo uma síntese de glicogênio e proteína, e restauração do equilíbrio de eletrólitos.

 

2 OBJETIVO

Avaliar o comportamento alimentar de atletas de judô pré e pós treino.

 

3 MATERIAL E MÉTODOS

Participaram do estudo 20 atletas de competição do judô do Praia Clube com faixa etária entre 13 e 19 anos. Os atletas foram avaliados por meio de um questionário, o qual continha perguntas que abordavam: informações pessoais, ingestão alimentar antes e depois do treino e o período em que tal era feita. 

 

4 RESULTADOS

A respeito da alimentação pré treino, 15% não realizam, sendo a última refeição apenas o almoço, logo, ficam cerca de 5 horas sem se alimentarem antes do treino, 35% possuem uma refeição a base de carboidrato (frutas, pães, bolachas e chocolates), 30% apresentam uma alimentação com carboidrato e proteína, 10% declaram uma alimentação com macronutrientes, 5% apenas de proteína e 5% possui uma alimentação constituída de macronutrientes e micronutrientes. Em relação ao pós treino, 60% possuem uma refeição apenas de carboidrato e proteína, 20% se alimentam de macronutrientes e micronutrientes, 10% somente de carboidrato, 5% unicamente de macronutrientes e 5% exclusivamente de proteína.

 

5 CONCLUSÕES

Em virtude do que foi mencionado, esse estudo evidenciou que a refeição pré treino deve ter a figura primordial do carboidrato, já que este será responsável pela disponibilização energética para o organismo, já a refeição pós treino deve consistir em carboidratos, proteínas, lipídios (macronutrientes) e micronutrientes, para uma recuperação muscular e reposição energética. Logo, a atuação do nutricionista é essencial para que o atleta aumente o desempenho durante a prática do exercício.

 


Keywords


Atletas, Judô, Treino, Hábitos Alimentares.

References


Chagas, C.E.A.; Ribeiro, S.M.L. Avaliação de uma Intervenção Nutricional Convencionam em Atletas de Luta. Associação Brasileira de Nutrição Esportiva. Vol. 1. p.1-9. 2012.

Kazapi, I.M.; Ramos, L..A.Z. ; Feeding Habits And Intakes Of Swimmer Athletes. Rev. Nutr., Campinas, 11(2): 117-124, jul./dez., 1998.

Mognol, K. B.; Paixão, P.C.P. Perfil Nutricional de Adolescentes Atletas de Judô em Períodos Pré e Pós-Competições. Revista Brasileira de Nutrição Esportiva, São Paulo. v. 11. n. 63.p.339-352. Maio/Jun. 2017.

Panza, V.P.; Coelho, M.S.P.H; Pietro; P.F.D., Assis; M.A.A; Vasconcelos, F.A.G. Athletes’ food intake: reflections on nutritional recommendations, food habits and methods for assessing energy expenditure and energy intake. Rev. Nutr., Campinas, 20(6):681-692, nov./dez., 2007.

Silva, A. L.; Miranda, G. D. F.; Liberali, R. A influência dos carboidratos antes, durante e após-treinos de alta intensidade. Revista Brasileira de Nutrição Esportiva. Vol. 2. Num. 10. 2012. p.211-224.

Zandoná, B.A.; Macedo, A.C.G.; Oliveira, C.OS; Perin, S.C.; Alves, R.C.A.; Smolarek, A.C.; Junior, T.P.S.; Navarro, A.C. Consequências da Rápida Redução de Peso Corporal em Atletas de Esportes de Combate e a Importância da Nutrição: Uma Revisão. Revista Brasileira de Nutrição Esportiva, São Paulo. v. 12. n. 70. p.143-159. Mar./Abril. 2018.




DOI: https://doi.org/10.34119/bjhrv3n5-099

Refbacks

  • There are currently no refbacks.