Assistência de enfermagem ao curativo à vácuo de uma paciente com Erisipela Bolhosa: relato de experiência / Nursing assistance to the vacuum dressing of a patient with Erysipelas Bolhosa: experience report

Tamires de Nazaré Soares, Kamille Giovanna Gomes Henriques, Daisianne Araújo Lima, Patrick Rafael Da Pureza Alves, Amanda Ferreira Felix, Paula Sousa Costa, Amanda Letícia Silva Pinheiro, Inácio Santos das Neves, Jamille Marcelle Ribeiro Costa, Jonatas Monteiro Nobre, Laydiane Martins Pinto, Andressa Karolinny Costa de Oliveira, Alan Jacob Feio Amorim, Tatiana Virgolino Guimarães, Nathália Lorena Pinheiro Veras

Abstract


A erisipela é uma infecção cutânea aguda, é uma patologia frequente na prática clínica, com incidência de 10 a 100 casos por 100.000 habitantes/ano, sendo mais prevalente no sexo feminino e afeta adultos entre os 40 e 60 anos, com predomínio nos membros inferiores, o quadro clínico da erisipela tem o inicio súbito de febre, placa eritematosa, edematosa, quente e dolorosa, com limites bem definidos é geralmente localizados em membro inferior. O artigo trata-se de um estudo descritivo tipo relato de experiência, onde uma paciente internada em um hospital particular devido erisipela bulhosa, e foi submetida a curativo a vácuo, porém ainda estava com sangramento e esfacelo, com isto solicitado curativo a vácuo. Portanto, conclui-se que  a experiência vivenciada foi de grande valia e proveitoso, para as discentes, no que se refere o aprofundamento da prática eficiente do curativo a vácuo quando comparado aos tratamentos convencionais, pode-se concluir que os curativos com pressão negativa têm recomendações bem estabelecidas para o tratamento de feridas com características variadas, sendo que podem apresentar redução no tempo de cicatrização de feridas, maior conforto para o paciente e raras complicações.

 

 

 


Keywords


Erisipela, Curativo, Assistência.

References


CAETANO, Mônica; AMORIM, Isabel. Erisipela. Artigo de Revisão. Acta Med Port. p. 385- 394, Santo Antônio - Porto, 2005.

JONES, Daniel de Alcântara; FILHO, Wilson Vasconcelos Neves; GUIMARÃES, Janice de Souza; CASTRO, Daniel de Araújo; FERRACINI, Antônio Marcos. Aplicação da terapia por pressão negativa no tratamento de feridas infectadas. Estudo de casos. Revista Brasileira de Ortopedia. p. 646-651, Salvador-BA, 2016.

MALUF, Junior; Atualização de cuidados em ferida com curativo a vácuo. Arquivos Catarinenses de Medicina - Volume 41 - Suplemento 01 – 2012.




DOI: https://doi.org/10.34119/bjhrv3n4-379

Refbacks

  • There are currently no refbacks.