A relevância dos dados epidemiológicos das zoonoses e sua aplicabilidade na saúde única / The relevance of zoonoses epidemiological data and their unique health applicability

Larissa Feitosa Silva, Ana Caroline Araújo Pereira Donald, Carolina Costa Siebra, Márcia Cristina Macêdo Machado, Cristiane dos Santos Gonçalves, Andrezza Caroline Aragão da Silva, Artur Bibiano de Vasconcelos, Isabella de Oliveira Barros

Abstract


O termo epidemiologia vem de origem grega e tem como significado “estudo da população” pois esta estuda o processo de saúde e doença na população, tendo o objetivo de analisar os fatores desencadeantes e trazer medidas de prevenção, controle ou até mesmo a erradicação das mesmas. A epidemiologia é uma das áreas fundamentais na elaboração das estratégias públicas de combate e prevenção às patologias que acometem a sociedade. Ultimamente temos visto o aumento da ocorrência de zoonoses por conta da crescente mudança no ecossistema e estilo de vida, como a urbanização, turismo e desmatamento. Os benefícios dos dados epidemiológicos que são mensurados e descritos traz a possibilidades de controle e prevenção de surtos e epidemias. Neste trabalho objetivou-se demonstrar a importância da epidemiologia das zoonoses no conceito de saúde única.


Keywords


Saúde Pública, Sinantrópicos, Epidemias.

References


Destoumieux-Garzón, D. et al. The One Health concept: 10 years old and a long road ahead. Front. Vet. Sci. 5,14 (2018).

Guimarães FF. et al. Ações da vigilância epidemiológica e sanitária nos programas de controle de zoonoses. Vet. e Zootec. 2010 jun.;17(2): 151-162.

Taylor LH, Latham SM, Woolhouse MEJ. Risk factors for human disease emergence.

Philos Trans R Soc. 2001; 356: 983-9.

J.F Acar & Moulin. Integrating animal health surveillance and food safety:the issue of antimicrobial resistance. Rev. sci. tech. Off. Int. 2013.




DOI: https://doi.org/10.34119/bjhrv3n4-324

Refbacks

  • There are currently no refbacks.