A Relevância do componente curricular cuidado ao Idoso no Curso de Graduação em Enfermagem: Relato de Experiência / The Relevance of the Care for the Elderly Curriculum Component in the Nursing Undergraduate Course: Experience Report

Heloany Natércia Santos Galvão Monteiro, Tamires de Nazaré Soares, Daniele Andrade da Silva, Joas Gomes Aguiar Nojosa, Rayane de Nazaré Ribeiro Silva

Abstract


INTRODUÇÃO: O envelhecimento populacional se apresenta como a mais importante modificação demográfica assistida mundialmente, essa transformação da pirâmide etária da população interpõe desafios quanto à capacidade dos sistemas de saúde e serviços sociais para atender a demanda crescente, assim como a falta de profissionais preparados para assistir essa população idosa, uma vez que se entende que envelhecer é um processo heterogêneo e influenciado por inúmeros fatores (COSTA et al., 2016). OBJETIVO: Relatar a experiência vivenciada por acadêmicos do 6° semestre durante a disciplina cuidado ao idoso, do curso de graduação em enfermagem. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, vivenciado por um grupo de acadêmicos de enfermagem no decorrer da disciplina cuidado ao idoso, conteúdo do componente curricular do curso de graduação em enfermagem de uma universidade privada da região Norte, ministrada no 6° semestre, no ano de 2017, com carga horária de 60 horas. RESULTADOS E DISCUSSÃO: A partir dos temas abordados como: Política nacional do idoso, envelhecimento, velhice e idoso, cuidado de enfermagem ao idoso institucionalizado e domiciliado, conseguimos ter a percepção dos cuidados que são oferecidos pela equipe de enfermagem em todos os níveis de atenção à saúde da pessoa idosa. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A abordagem sobre o envelhecimento na formação acadêmica de enfermeiros oferece oportunidade singular de compreender e desmistificar valores incorretos atribuídos ao processo de envelhecimento, possíveis limitações podem ocorrer no curso da formação para o cuidado ao idoso, repercutindo no cuidado integral qualificado.


Keywords


Saúde do idoso, Envelhecimento, Educação em enfermagem.

References


COSTA, M. F. L.; PEIXOTO, S. V.; MALTA, D. C.; SZWARCWALD, C. L.; MAMBRINI, J. V. de M. Cuidado informal e remunerado aos idosos no Brasil (Pesquisa Nacional de Saúde, 2013). Revista de Saúde Pública. São Paulo, vol. 51, p. 1-9, mai. 2016. Disponível: . Acesso em 01 Jun. 2020.

GOLÇALVES, G. C.; BARROS, J. M. de; MORAIS, H. G. de F.; DOMINGOS, N. R. da S.; ALMEIDA, D. R. de M. F.; PINHEIRO, J. C.; SILVA, G. G.; BARBOZA, C. A. G. Saúde e políticas públicas para idosas de um abrigo: relato de experiência. Brazilian Journal of Healt Review. Curitiba, vol. 2, n.6, p. 5968-5973, mar-Abr 2020. Disponível em: . Acesso em 17 de Ago. de 2020.

SANTOS, J. M. S. dos; VIEIRA, B. A. G.; CANUTO, P. C. de O. V.; ARAÚJO, R. J. da S.; LOPES, R. F. Ações educativas em uma instituição de longa permanência para pessoa idosa: relato de experiência. Brazilian Journal of Healt Review. Curitiba, vol. 3, n.2, p. 1893-1900, mar-Abr 2020. Disponível em: . Acesso em 17 de Ago. de 2020.

SILVA, J. R. L.; JUNIOR, J. A. da S.; BARROS, D. R. R. E.; MONTE, N. L.; MEDEIROS, A. C. T. A importância do componente curricular saúde do idoso (prática) no curso de graduação em enfermagem. In: Congresso internacional envelhecimento humano. 1., 2017.




DOI: https://doi.org/10.34119/bjhrv3n4-306

Refbacks

  • There are currently no refbacks.