A avaliação psicológica e o medo de dirigir: Possibilidades de aplicação da bateria fatorial de personalidade / Evaluación psicológica y el miedo de conducir: Posibilidades de aplicación de la batería factorial de personalidad

Bruna Rodrigues Barboza, Kamila de Souza da Costa, Nelson Flávio Correa Nachif, Renan da Cunha Soares Júnior

Abstract


O objetivo desse artigo é contemplar as possibilidades de uso da Bateria Fatorial de Personalidade (Teste BFP) no processo de acompanhamento e avaliação de pessoas com medo de dirigir. Dentre os inúmeros testes de personalidade, como os expressivos e projetivos, a bateria fatorial, fundamentada nos cinco grandes fatores, Extroversão, Abertura, Neuroticismo, Socialização e Realização, apresenta certa praticidade e um potencial maior no processo de investigação da dinâmica e da estrutura de personalidade e comportamento de um sujeito com medo de dirigir. Ela viabiliza o delineamento do estilo emocional e motivações do sujeito e, junto com outros instrumentos, possibilita a construção de um cenário sobre os modos de ser do avaliado e a forma como se estabelece e de desdobra o medo de dirigir em sua vida. Empregar esse instrumento como uma ferramenta de rastreio pode contribuir para a fundamentação de uma intervenção efetiva junto àquelas pessoas, pois seus indicadores tornam-se ferramentas para análise dos pontos da dinâmica psíquica e comportamental do sujeito. Para esclarecer essa e outras hipóteses, essa produção foi norteada pelo método qualitativo, a partir do qual foi possível explorar dados bibliográficos concernentes à avaliação psicológica, de maneira geral, tecer o pano de fundo a respeito do medo de dirigir e, consequentemente, refletir sobre o modo com que a BFP pode ser utilizada no processo de avaliação para o levantamento de dados e compreensão dos fatores, a fim de possibilitar a estruturação de uma estratégia terapêutica efetiva, tanto em grupo quanto no processo psicoterapêutico individual, com capacidade de explicar, modificar e qualificar a relação do indivíduo consigo, com o outro e com o mundo, ao equipa-lo com condições de conduzir o carro e, consequentemente, a sua vida.


Keywords


Avaliação psicológica, medo de dirigir, bateria fatorial de personalidade.

References


ALCHIERI, J.C.; CRUZ, R.M. Avaliação Psicológica: conceito, métodos e instrumentos. 5. ed. São Paulo, Casa do Psicólogo, 2012.

ANDRÉ, C. Anatomia do medo; Revista Scientific American, ed. 171, abr. 2007. Disponível em: . Acesso em: 20 maio 2016.

BELLINA, C. C. O. Dirigir sem medo. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2005.

CALÓ, F. A. Medo de dirigir, ansiedade e fobia de direção. Maio, 2005. Disponível em: http://www.inpaonline.com.br/medo-dirigir-ansiedade-dirigir-fobia/.htm. Acessos em: 24 de maio de 2016.

CANTINI, J. A. et al . Medo e evitação na direção de veículos: características de motoristas que nunca dirigiram após obtenção da Carteira Nacional de Habilitação.J. bras. psiquiatr., Rio de Janeiro , v. 62, n. 2, p. 124-130, June 2013 . Disponível em: . Acesso em: 24/05/2016.

Conselho Federalde Psicologia. Cartilha Avaliação Psicológica – 2013. 1.ed. Brasília, novembro de 2013.

DETRAN/MS. Projeto: Vencendo o Medo de Dirigir. Ações Educativas. Execução e coordenação: Divisão de Educação no Trânsito/DIEDU/DIRAE. Disponível em: . Acesso em: 12/05/2016.

MCADAMS, D. P. The Five-factor Model in personality: A critical appraisal. Journal of Personality, 60, 1992, 329-361.

NUNES, C. H. S. S. Bateria fatorial de personalidade (BFP): manual técnico. NUNES, C. H. S. S., HUTZ, C. S., NUNES, M. F. O. (cols.). São Paulo: Casa do Psicólogo, 2010.

QUEIROZ, M. P. Representações sobre medo de dirigir por mulheres, em Santa Catarina da Vitória, BA. Unip., Universidade paulista, Maceió-Al, 2013. Disponível em: . Acessos em: 10/06/2016

RESOLUÇÃO CFP N.º 007/2003. Institui o Manual de Elaboração de Documentos Escritos produzidos pelo psicólogo, decorrentes de avaliação psicológica e revoga a Resolução CFP º 17/2002.

SAMPAIO, M. H. L.; NAKANO, T. C. Avaliação Psicológica no contexto do trânsito: revisão de pesquisas brasileiras. In: Psicologia: teoria e prática. PUC – Campinas-SP, v.11, n.13, 2011, p. 15-33.

SILVEIRA, D.T.; CÓRDOVA, F.P. Unidade 2 – A pesquisa científica. In.: GERHARDT, T.E.; SILVEIRA, D.T. (orgs). Métodos de pesquisa. Coordenado pela universidade aberta do Brasil – UAB/UFRGS e pelo curso de graduação tecnológica – Planejamento e gestão para o desenvolvimento rural SEAD/UFRGS. Porto Alegre, UFRGS, 2009.

SOARES JÚNIOR, R. C. Psicopatologia do Trânsito: Fobia e Medo de Dirigir. In: Souza, José Carlos; Guimarães, Lilliana Andolpho Magalhães; Ballone, Geraldo José. (Org.). Psicopatologia e Psiquiatria Básicas. 2 ed. São Paulo: Vetor Editora, 2013, v. 1, p. 261-269.




DOI: https://doi.org/10.34119/bjhrv3n4-223

Refbacks

  • There are currently no refbacks.