Análise do cardápio de quatro unidades de alimentação e nutrição á luz do método de avaliação qualitativa das preparações do cardápio – AQPC / Analysis of the menu of four food units and nutrition in the light of the qualitative assessment method of the preparations of the menu - AQPC

Silvana Mara Prado Cysne Maia, Marta da Rocha Moreira, Michelle Facundo de Moura, Ana Julia Martins Braga, Iramaia Bruno Silva

Abstract


Nos dias atuais o número de pessoas que realiza refeições fora do lar se encontra em constante ascensão, com isso, destaca-se a necessidade de que as refeições servidas sejam adequadas tanto nutricionalmente quanto sensorialmente não se esquecendo de favorecer hábitos alimentares de caráter saudável, visando reduzir doenças crônicas não transmissíveis que também se encontram em crescimento atualmente. O estudo teve como objetivo avaliar os cardápios executados em quatro Unidades de Alimentação e Nutrição sendo duas delas de caráter comercial e duas institucionais à luz do método AQPC. Foram avaliados um total de 80 cardápios, sendo 20 de cada unidade, entre os meses de janeiro e fevereiro de 2020. Verificou-se que as unidades comerciais (A e B) demostraram oferta satisfatória de Folhosos e Frutas, porém apresentaram aspectos negativos nos cardápios como monotonia de cores, presença de doces e carnes gordurosas. Nas unidades institucionais (C e D) não foi observado interesse em servir frutas, sendo ainda verificado uma alta oferta de doces, oferta de frituras e também uma alta oferta de doces e frituras em um mesmo dia. Conclui-se por tanto que as quatro unidades de Alimentação e Nutrição, apresentaram índices insatisfatórios no que diz respeito ao método de Avaliação qualitativa das preparações de cardápios, se fazendo necessário uma melhor elaboração dos cardápios aliado a um planejamento mais eficaz.

Keywords


Planejamento de cardápio, Serviço de alimentação, Qualidade dos alimentos

References


Benvindo JLS, Pinto AMS, Bandoni DH. Qualidade nutricional de cardápios planejados para restaurantes universitários de universidades federais do Brasil. Demetra: Alimentação, Nutrição & Saúde.2017; 2 (12):447-64

Oliveira AAP, Liboredo JC. Avaliação da estrutura física em unidades de alimentação e nutrição da cidade de Sete Lagoas-MG. Revista Brasileira de Ciências da Vida. 2018; 6(3)

José JFBS. Avaliação qualitativa de cardápios em uma unidade de alimentação e nutrição localizada em vitória, espírito santo. Demetra: Alimentação, Nutrição & Saúde.2014; 9( 4); p.974-76

Viana MB, Monteiro MRP. Avaliação Qualitativa das Preparações do Cardápio em uma unidade produtora de refeições de Belo Horizonte/MG. Nutrição Brasil, Belo Horizonte.2016; 15 (1):36-41

Veiros MB, Proença RPC. Avaliação Qualitativa das Preparações do Cardápio em uma Unidade de Alimentação e Nutrição Método AQPC. Nutrição em Pauta. 2003; 62(11):36-42,

Petry N.S, Veloso RGSS, Pulz IS,Cebola M, Veiros MB. Avaliação e proposta de novo cardápio para a ceia de uma unidade de alimentação e nutrição hospitalar pública de Florianópolis-SC. Demetra: Alimentação, Nutrição & Saúde. 2014; 4(9):903-24.

Proença RPC, Sousa AA, Veiros MB, Hering B. Qualidade nutricional e sensorial na produção de refeições. 3nd ed. Florianópolis: Editora UFSC; 2008. 221p

PHILIPPI,S.T. Nutrição e técnica dietética. Barueri: Manole; 2003.

Ministério da Saúde (BR), Secretaria de atenção à saúde, Departamento de atenção básica. Guia alimentar para a população brasileira. 2a ed. Brasília: Ministério da Saúde; 2014.156p. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/guia_alimentar_populacao_brasileira_2ed.pdf.

Prado, BG, Nicoletti AL, Faria CS. Avaliação qualitativa das preparações de cardápio em uma unidade de alimentação e nutrição de Cuiabá-MT. UNOPAR Cient Ciênc Biol Saúde. 2013; 15(3):219-23.

Ramos SA, Souza FFR, Fernandes GCB, Xavier SKP. Avaliação qualitativa do cardápio e pesquisa de satisfação em uma unidade de alimentação e nutrição Alim. Nutr.= Braz. J. Food Nutr., Araraquara.2013 24(1): 29-35.

Pontieri FM, Castro LPT, Resende VA. Relação entre o estado nutricional e o consumo de frutas, verduras e legumes de pacientes atendidos em uma clinica escola de nutrição. Ensaios e Ciências-Ciências Biológicas, Agrárias e da Saúde.2011; 15(4): 117-130.

Ferreira MSB, Vieira RB, Fonseca KZ. Aspectos quantitativos e qualitativos das preparações de uma unidade de alimentação e nutrição em Santo Antônio de Jesus, Bahia. Nutrivisa – Revista de Nutrição e Vigilância em Saúde. 2012; 2(1):22-27.

Passos ALA. Análise do Cardápio de uma unidade de alimentação e nutrição em Brasília – DF segundo o método “avaliação qualitativa das preparações do cardápio”. [dissertação]. Brasília: Universidade de Brasília; 2008.

Prado BG, Nicoletti AL, Faria CS. Avaliação qualitativa das preparações de cardápio em uma Unidade de Alimentação de Cuiabá-MT. Revista UNOPAR Científica Ciências Biológicas e da Saúde 2014; 15(3):219-223.

Ramos AS, Souza FFR, Fernandes GCB, Xavier SKP. Avaliação de cardápio e pesquisa de satisfação em uma Unidade de Alimentação e Nutrição. Alim. Nutr. 2013; 24(1):29-35.

Schneider BC. Consumo de carnes pela população adulta de Pelotas/RS: Quem e como consome. [dissertação] Pelotas: Universidade Federal de Pelotas;2010.

Goncalves MH, Kraemer MVS, Oliveira RC, Proença RC .Avaliação das preparações do cardápio (AQPC BUFÊ) em uma Unidade Produtora de refeições de Florianópolis – SC. Nutr. Pauta.2011;19(108):40-47.

Silva, ACB, Galego EPL, Passos L.A, Pereira PR, Laureço R, Hackenhaar ML. Avaliação qualitativa de cardápios em restaurantes selfservice no município de Cuiabá – MT. V Mostra de Trabalhos do Curso de Nutrição do Univag (ISSN 2594-6757) 2017

Vidal GM, Baseggio AM, Silva AT, Muller J, Sousa AA. Avaliação do cardápio de uma unidade de alimentação e Nutrição institucional de Florianópolis, Santa Catarina. In: Anais do Conbran. Florianopolis; 2012.

Souza MA, Santos DFC, Rocha BRS, Carvalho IMM. Presença de alimentos regionais e avaliação qualitativa do cardápio planejado em um restaurante universitário da região nordeste do Brasil. Braz. J. of Develop 2019; 11(5), 24162-24171. 2525-8761




DOI: https://doi.org/10.34119/bjhrv3n4-185

Refbacks

  • There are currently no refbacks.