Comunicação clínica para futuros profissionais de saúde: Como fazer? / Clinical communication for future health professionals: How to do it?

Cristian Junior Da Costa, Andreia Cristina Rosa, Caroline Volpatto Weyrich, Fábio Morato De Oliveira, Edlaine Faria De Moura Villela

Abstract


O presente artigo trata da disciplina de Núcleo Livre "Comunicação Clínica na Prática Médica" ministrada no curso de Medicina na Universidade Federal de Jataí para 30 alunos dos cursos de Medicina, Enfermagem e Fisioterapia. Foram aplicadas várias metodologias ativas de ensino como o GVGO, Role-Play e Grupos Balint para que os alunos pudessem discutir, refletir, praticar e aplicar o conhecimento adquirido na disciplina permitindo rever conceitos e ações fundamentais para a construção de uma formação médica humanizada.


Keywords


Educação médica, Humanização, Empatia.

References


ARAUJO JA, Leitão EMP. A comunicação de más notícias: mentira piedosa ou sinceridade cuidadosa. Revista Hospital Universitário Pedro Ernesto. 2012;11(2):58-62.

BARROS, Daiane Monique Lima, MATOS Nailton Santos. A importância da comunicação organizacional interna e dos feedbacks gerenciais. Disponível em . Acesso em abril de 2018.

SILVA, PEDRO RIBEIRO.A comunicação na prática médica: seu papel como componente terapêutico. Disponível em: . Acesso em maio de 2018.




DOI: https://doi.org/10.34119/bjhrv3n4-184

Refbacks

  • There are currently no refbacks.