Caso de genótipo 4 do vírus da hepatite C em Belém, PA / Hepatitis C virus genotype 4 case in Belém, PA

Narelly Araújo Smith, Manuela Santos de Almeida, Herbert Paulino Cordeiro, Amanda Vallinoto Silva de Araújo, Luis Fernando Praia Rodrigues, Giovanna Barcelos Fontenele Pereira, Maria Clara Neres Iunes de Oliveira

Abstract


A hepatite C é uma doença altamente prevalente no Brasil e que possui 6 genótipos diferentes. Objetiva-se apresentar um caso clínico no qual o paciente apresenta um genótipo atípico no Brasil, sendo possivelmente o primeiro caso desse genótipo no Norte do Brasil. Objetiva-se ainda analisar possíveis fatores de contaminação do referente caso. O estudo foi realizado mediante análise de prontuário do paciente e após discussão concluiu-se que o paciente teve como provável fator de contaminação a prática de relações sexuais com nativos de outros países. Assim, torna-se necessário avaliar a difusão de diferentes genótipos do vírus da Hepatite C (VHC) em diversas regiões e incentivar a implementação de medidas de saúde pública para conter a transmissão do vírus.


Keywords


Hepatite C, Hepacivirus, Genótipo.

References


COUTINHO, Brunelly Cesconetto et al. Prevalência de genótipos em portadores crônicos do vírus da hepatite C. Revista da Sociedade Brasileira de Clínica Médica, v. 15, n. 1, p. 11-14, 2017.

ZARIFE, Maria Alice Sant'Anna et al. Detecção do genótipo 4 do vírus da hepatite C em Salvador, BA. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, v. 39, n. 6, p. 567-569, 2006.

OLIVEIRA, Thaysa Johanne Borges et al. Perfil epidemiológico dos casos de hepatite C em um hospital de referência em doenças infectocontagiosas no estado de Goiás, Brasil. Revista Pan-Amazônica de Saúde, v. 9, n. 1, p. 51-57, 2018.

VIANA, Daniel Rodrigues et al. Hepatite B e C: diagnóstico e tratamento. Revista de Patologia do Tocantins, v. 4, n. 3, p. 73-79, 2017.

AQUINO, José Américo et al. Soroprevalência de infecções por vírus da hepatite B e vírus da hepatite C em indivíduos do Estado do Pará. Rev Soc Bras Med Trop, v. 41, n. 4, p. 334-77, 2008.




DOI: https://doi.org/10.34119/bjhrv3n4-179

Refbacks

  • There are currently no refbacks.