A simulação realística como ferramenta de ensino e aprendizagem em saúde da mulher em uma IES em Belém do Pará / Realistic simulation as a women's health teaching and learning tool in a IES in Belém do Pará

Rômulo Rodrigues da Silva, Ana Paula de Souza Mendes, Camila Ferreira Martins, Geovana Brito Nascimento, Kalil Orleans Silveira Pinho, Karine Pamela Castro de Miranda, Leandro Lopes Rodrigues, Fabíola Santana de Oliveira Costa

Abstract


Introdução: A utilização da simulação realística no ensino em saúde tem crescido rapidamente nos centros de ensino de todo o Brasil, Sua implementação no ensino, possibilita a vivência em situações reais, além de reproduzir todos os aspectos do ambiente clínico, possibilitando a equipe, gerenciar situações reais com excelência. Objetivo:Relatar a experiência da utilização de simulações realísticas na disciplina de “Cuidado Integral à Saúde da Mulher” em uma universidade privada. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência a partir de uma atividade de simulação realística realizada por acadêmicos de enfermagem do 6º semestre durante a disciplina de “Cuidado Integral à Saúde da Mulher”. Resultados e discussão: durante a experiência, elaborou-se uma simulação realística de um caso clínico com o tema “Diabetes Gestacional” onde um grupo de 7 alunos simularam a consulta de enfermagem a uma paciente diagnosticada com a patologia.Conclusão: A simulação reforçou o aprendizado dos alunos que realizaram casos voltados para o cuidado real em determinadas intercorrências causadas pelas doenças que acometem a saúde da mulher.

Keywords


Ensino, Simulação realística, Saúde da Mulher.

References


FERNANDES, M.T.C; ALVES, C.N. Simulação como metodologia na formação de discentes em enfermagem no estágio final da graduação. Atas ciências da saúde, São Paulo, vol. 7, p. 115-125, 2019. Disponível em: < http://189.2.181.205/index.php/ACIS/article/viewFile/1928/1466> . Acesso em: 04/07/2020.

FERREIRA, N. P. R; GUEDES, M.H; OLIVEIRA, D.W; MIRANDA, L.J. Simulação realística como método de ensino no aprendizado de estudantes da área da saúde. Revista de enfermagem do Centro-Oeste Mineiro. Minas Gerais. V. 08, 2018. Disponível em: Acesso em: 03/02/2019.

FERREIRA,C; CARVALHO, M.J; CARVALHO, Q.L.F. Impacto da tecnologia de simulação realística enquanto tecnologia aplicada a educação nos cursos de saúde. III Seminário de tecnologias aplicadas á educação em saúde. Bahia, 2015. Disponível em: Acesso em: 03/02/2019.

SILVA, R.S; SANTOS, D.B; PEREIRA,T. A utilização da simulação realística como metodologia de ensino para o curso de graduação em enfermagem. Anais do 8º encontro internacional de formação de professores. São Paulo. V. 11, n. 1, 2018. Disponível em: < https://eventos.set.edu.br/index.php/enfope/issue/view/17> Acesso em: 03/02/2019.

SCHMIDT, A.; SEHWEM, D.G; VASQUEZ, D.M; SALDANHA, A.P.S; TARRAGO, R.N. Monitoria do componente curricular enfermagem no cuidado á saúde da mulher: Relato de experiência. Anais do salão internacional de ensino e extensão. Paraíba, V. 09, n. 01, 2017. Disponível em: Acesso em: 03/02/2019.

SALVADOR, C.A.C; TONIOSSO, P.J; NOGUEIRA, L.D.P; LARÊDO, S.M.P. Simulação realistica, estratégia metodológica para a formação de profissionais na área da saúde: uma revisão integrativa. Revista Brasileira de educação e Saúde. Pombal, PB, vol. 9, n. 4, p. 58-64, 2019. Disponível em: < https://www.editoraverde.org/gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/viewFile/6466/6479 > . Acessado em: 04/07/2020.




DOI: https://doi.org/10.34119/bjhrv3n4-177

Refbacks

  • There are currently no refbacks.