Ensinando os conteúdos da educação física na perspectiva das atividades adaptadas: Compartilhando a experiência durante intercâmbio em Portugal / Teaching the contents of physical education from the perspective of adapted activities: Sharing na experience during exchange in Portugal

Authors

  • Amanda Santana de Souza Brazilian Journals Publicações de Periódicos, São José dos Pinhais, Paraná
  • Aiana Carvalho Carneiro
  • Suzana Alves Nogueira Souza
  • Denize Pereira de Azevedo
  • Marroney de Santana Nery
  • Raquel Campos de Jesus Sampaio
  • Luana Pires Geraldes
  • Ivanilton Carneiro Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.34119/bjhrv3n4-151

Keywords:

Formação Inicial, Pessoa com Deficiência, Inclusão, Educação Física Adaptada, Estratégias de Ensino.

Abstract

Atualmente tem-se percebido grandes dificuldades no ensino da Educação Física de maneira inclusiva, devido ao fato de muitas vezes pela justificativa da falta de contato e discussão do assunto no período de formação inicial nega-se o ensino nesta perspectiva. Deste modo, este estudo apresenta o relato de aulas vivenciadas por acadêmicos que obtiveram contato com algumas estratégias um tanto diferente de se trabalhar a Educação Física para pessoas com deficiência. O estudo apresenta como objetivo relatar as estratégias que foram utilizadas para ensino inclusivo nas aulas de Educação Física, a partir do modelo CRIE, de Campos (2018). As estratégias mencionadas foram observadas, vivenciadas e analisadas durante o período de intercâmbio em uma universidade de Portugal, na disciplina denominada de Ensino Integrado da Educação Física, através da utilização do diário de bordo como parte dos métodos. Percebe-se que as aulas dos conteúdos da Educação Física Adaptada quando planejadas, aplicadas e vivenciadas pelos próprios alunos da disciplina obtiveram um resultado muito mais significativo na aprendizagem dos acadêmicos. Assim, pensa-se que relatando os benefícios do trabalho com a prática do planejamento na perspectiva inclusiva na universidade, pode-se contribuir para a formação dos acadêmicos para o ensino inclusivo.

 

 

References

ALMEIDA, Marina da Silveira Rodrigues. Caminhos para a inclusão humana: valorizar a pessoa, construir o sucesso educativo. 2005.

CAMPOS, Maria João. Modelo de Inclusão em Atividade Físicas e Desportivas. 2018. No prelo.

DECLARAÇÃO de Salamanca e enquadramento da ação na área das necessidades educativas especiais. Salamanca/Espanha: Unesco, 1994.

DINIZ, Debora. O que é deficiência. 1. ed. São Paulo: Brasiliense, 2007. 80 p.

EDLER CARVALHO, Rosita. Educação Inclusiva: com os pingos nos “is”. 4. ed. Mediação: 2005.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008. 197 p.

MAFFEI, Willer Soares; VERARDI, Carlos Eduardo Lopes; PESSÔA FILHO, Dalton Müller. Formação inicial do professor de Educação Física: produções acadêmicas entre 2005–2014. Motrivivência, v. 28, n. 49, p. 146-163, 2016.

MITTLER, Peter. Educação inclusiva contextos sociais. Porto Alegre: Artmed, 2003.

PIMENTA, Selma G.; GHEDIN, Evandro (orgs). Professor reflexivo no Brasil: A gênese e crítica de um conceito. São Paulo: Cortez, 2002.

PIMENTEL, Ana Gabriela Lopes; FERNANDES, Fernanda Dreux Miranda. A perspectiva de professores quanto ao trabalho com crianças com autismo. Audiology-Communication Research, v. 19, n. 2, p. 171-178, 2014.

SOUZA, Jessica Rezende; DE ASSIS, Renata Machado. Alunos autistas nas aulas de educação física: limites e possibilidades do trabalho cotidiano. Encontro Estadual de Didática e Prática de Ensino (EDIPE) do Centro de Estudos e Pesquisas em Didática (CEPED), v. 6, 2015.

Published

2020-07-28

How to Cite

SOUZA, A. S. de; CARNEIRO, A. C.; SOUZA, S. A. N.; AZEVEDO, D. P. de; NERY, M. de S.; SAMPAIO, R. C. de J.; GERALDES, L. P.; OLIVEIRA, I. C. Ensinando os conteúdos da educação física na perspectiva das atividades adaptadas: Compartilhando a experiência durante intercâmbio em Portugal / Teaching the contents of physical education from the perspective of adapted activities: Sharing na experience during exchange in Portugal. Brazilian Journal of Health Review, [S. l.], v. 3, n. 4, p. 9107–9116, 2020. DOI: 10.34119/bjhrv3n4-151. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/13990. Acesso em: 29 mar. 2024.

Issue

Section

Original Papers