Sífilis congênita no município de Jataí: Um estudo transversal / Congenital syphilis in the municipality of Jataí: A cross-sectional study

Authors

  • Ellen Moreira Cordeiro Brazilian Journals Publicações de Periódicos, São José dos Pinhais, Paraná
  • Aryelle Ferreira de Freitas
  • Izabella Costa Amaral
  • Marcos de Paula Oliveira Santos
  • Murilo Correa de Miranda Gomes
  • Thayanne Souza Moreira Ramos
  • Isadora Jota Miranda
  • Edlaine Faria de Moura Villela

DOI:

https://doi.org/10.34119/bjhrv3n4-167

Abstract

1 INTRODUÇÃO

A sífilis é uma doença infecciosa causada pelo Treponema pallidum, de transmissão predominantemente sexual. Sua forma congênita é decorrente da disseminação hematogênica da bactéria da gestante não tratada para o seu concepto, por via transplacentária. A transmissão pode ocorrer em qualquer fase da gestação e em qualquer estágio da doença, sendo possível ocorrer durante o parto. Cerca de 40% dos casos podem evoluir para aborto espontâneo, natimorto e óbito perinatal. A sífilis congênita é uma doença de notificação compulsória no Brasil.

 

2 OBJETIVO

Descrever o perfil epidemiológico da sífilis congênita em Jataí, Goiás, no período de 2010 a 2017.

 

3 MATERIAIS E MÉTODOS

Os dados foram coletados no Departamento de Informática do SUS (DataSUS), no período estabelecido na pesquisa. As variáveis coletadas foram: escolaridade da mãe; se a mãe realizou ou não pré-natal; momento de confirmação da sífilis materna; ocorrência ou não de tratamento do parceiro; e evolução da doença.

 

4 RESULTADOS

Entre os anos de 2010 e 2017 foram confirmados 141.185 casos, sendo 1.798 em Goiás e 57 no município de Jataí. Dos 57 casos confirmados em Jataí, dois evoluíram a óbito. 95,6% das mães realizaram pré-natal, sendo 85,9% dos casos de sífilis materna diagnosticados nesse momento, 8,7% no momento do parto e 5,2% após o parto. Quanto à escolaridade, 63,1% tinham ensino fundamental incompleto, 12,3% médio incompleto, 15,7% superior incompleto e 8,7% sem informações. Houve tratamento de 43,8% dos parceiros.

5 CONCLUSÃO

Com a realização deste trabalho, nota-se a relevância da realização do pré-natal realizado em Jataí relacionado ao bom desempenho no momento de diagnóstico da doença. A prevalência é maior em indivíduos com menor escolaridade, transparecendo que a desinformação é fator de risco para o contágio da doença. Assim, ainda é preciso investir na sensibilização dos parceiros para a realização do tratamento, por meio de políticas públicas de saúde e programas inovadores específicos, visando a prevenção, tratamento e promoção da saúde deste grupo populacional para mitigação desta enfermidade no sudoeste goiano.

References

Sistema de Informação de Agravos e Notificações (SINAN). Sífilis Congênita. Disponível em <http://tabnet.datasus.gov.br/cgi/tabcgi.exe?sinannet/cnv/sifilisbr.def>. Acesso em 15 de maio de 2018.

Published

2020-07-24

How to Cite

CORDEIRO, E. M.; DE FREITAS, A. F.; AMARAL, I. C.; SANTOS, M. de P. O.; GOMES, M. C. de M.; RAMOS, T. S. M.; MIRANDA, I. J.; VILLELA, E. F. de M. Sífilis congênita no município de Jataí: Um estudo transversal / Congenital syphilis in the municipality of Jataí: A cross-sectional study. Brazilian Journal of Health Review, [S. l.], v. 3, n. 4, p. 9303–9305, 2020. DOI: 10.34119/bjhrv3n4-167. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/13867. Acesso em: 29 mar. 2024.

Issue

Section

Original Papers