Quadro de fios: Instrumento para sistema ensino-aprendizagem de discentes em Habilidades Cirúrgicas / Surgical suture board: Instrument for teaching-leaning system for students in Surgical Skills
Abstract
Introdução: A sutura ideal, para ser realizada, deve-se adequar as propriedades de cada tipo de fio para as necessidades locais da ferida, utilizando-se fios de fácil manuseio com boa maleabilidade e flexibilidade, que permitam dar nós seguros, resistentes, provocando a menor reação tecidual possível. Tais características são fundamentais para reduzir o risco de complicações cirúrgicas. O uso de instrumentos de estudo para auxílio na prática cirúrgica otimizam o sistema ensino-aprendizagem. Objetivo: Criação de um instrumento de estudo para auxiliar as práticas em cirurgia através de um quadro de fios e agulhas de sutura, objetivando a dinamização do ensino nesta área. Métodos: Trata-se de um estudo descritivo, qualitativo, utilizando-se de dados obtidos através de revisão de literatura a respeito das qualidades ideais dos fios de sutura e suas características físicas e biológicas, bem como das agulhas. Como produto final do estudo foi construído um quadro de fios e agulhas, sintetizando os conhecimentos atuais a respeito dos fios e das agulhas de sutura dispostos para manuseio de discentes, monitores e docentes das disciplinas de habilidades cirúrgicas do curso de Medicina da UNIFAMAZ. Resultados: Os estudos relacionados à Aprendizagem Significativa corroboram a utilização de metodologias ativas de aprendizagem para que o estudante adquira o conhecimento necessário à prática clínica. Assim sendo, o quadro criado atua como um método de Aprendizagem Significativa, sintetizando os conhecimentos atuais da literatura médica relacionados a fios cirúrgicos, com uma linguagem acessível ao meio acadêmico e visa facilitar a didática. Conclusão: Conclui-se que a confecção do quadro gera facilidades tanto para o aprendizado dos discentes, quanto para a qualidade do ensino de docentes e monitores, de modo a proporcionar melhor interação entre teoria e prática.
Keywords
Full Text:
PDF (Português (Brasil))References
AL-THUNAYAN TA, et al. A biomechanical study of pediatric flexor profundus tendon repair. Comparing the tensile strengths of 3 suture techniques. Saudi Med J. 2016;37(9):957-62.
BARROS M, et al. Princípios básicos em cirurgia: Fios de sutura. Acta MedPort 2011; 24(S4): 1051-1056
BATISTA NA, BATISTA SHSS. A prática como eixo da aprendizagem na graduação médica. A formação médica na Unifesp: excelência e compromisso social [online]. São Paulo: Editora Unifesp, 2008. pp. 101-115. ISBN 978- 85-61673-66-6.
DA SILVA LS. Aplicabilidade e reação tecidual dos fios de sutura. Programa De Pós-Graduação em Ciência Animal (Doutorado) – Escola de Veterinária. Universidade Federal De Goiás, Goiânia, 2009
DENNIS C, et al. Suture materials - Current and emerging trends. J Biomed Mater Res A. 2016;104(6):1544-59.
SNYDER CC. On the history of the suture. PlastReconstrSurg 1976;58(4):401-6
STELLAI RCR, et al. Cenários de Prática e a Formação Médica na Assistência em Saúde. Revista Brasileira De Educação Médica 33 (1 Supl. 1): 63-69; 2009
TOWNSEND CD, et al. Sabiston: Tratado de Cirurgia, A Base da Prática Cirúrgica Moderna. 18ª ed. Pgs 193-200. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.
DOI: https://doi.org/10.34119/bjhrv3n4-082
Refbacks
- There are currently no refbacks.