Análise da influência da taxa de filtração no desempenho de pré-filtros de pedregulho no tratamento de água para consumo humano / Analysis of the influence of the filtration rate on the performance of prefilters of bone in the treatment of water for human consumption

Gustavo Marques Calazans Duarte, Marco Antonio Calazans Duarte, Ada Cristina Scudelari, Italla Medeiros Bezerra

Abstract


Existem estações de tratamento de água (ETA) que operam com sobrecarga hidráulica, exemplo disso é a ETA Extremoz, situada no estado Rio Grande do Norte, opera com sobrecarga hidráulica de 30% em relação a vazão de projeto. Apesar do projeto indicar a tecnologia de ciclo completo, a ETA Extremoz opera com a tecnologia de filtração direta e as estruturas dos floculadores e decantadores funcionam como caixas de passagem e nesse cenário, a construção do segundo módulo na tecnologia de ciclo completo não é viável econômica e tecnicamente. A reforma das estruturas atualmente inoperantes para funcionarem como câmaras de pré-oxidação (floculadores) e filtros ascendentes de pedregulho (FAP) (decantadores) ou seja, a adaptando da tecnologia de ciclo completo para dupla filtração (DF) com pré-filtro de pedregulho e filtro rápido de areia (FDA), é alternativa que resulta em significativa economia financeira e espacial para uma possível ampliação da ETA. Existem estações de tratamento de água – ETA que operam com sobrecarga hidráulica, exemplo disso é a ETA RN (nome fictício), situada no estado Rio Grande do Norte, a qual opera com sobrecarga hidráulica de 30% em relação a vazão de projeto (500 L/s). Apesar do projeto indicar a tecnologia de ciclo completo, a ETA RN opera com a tecnologia de filtração direta e as estruturas dos floculadores e decantadores funcionam como caixas de passagem e nesse cenário, a construção do segundo módulo na tecnologia de ciclo completo não é viável econômica e tecnicamente. A reforma das estruturas atualmente inoperantes para funcionarem como câmaras de pré-oxidação (floculadores) e filtros ascendentes de pedregulho - FAP (decantadores) ou seja, a adaptando da tecnologia de ciclo completo para dupla filtração - DF com pré-filtro de pedregulho e filtro rápido de areia (FDA), é alternativa que resulta em significativa economia financeira e espacial para uma possível ampliação da ETA. O objetivo deste trabalho é avaliar em instalação piloto as condições operacionais para adequação da ETA RN para a tecnologia de dupla filtração, mantendo e aproveitando a estrutura existente da ETA e verificar o comportamento dos filtros de pedregulho como pré-filtro no tratamento para a vazão de água atual e futura. A partir das análises dos dados obtidos concluiu-se que apesar do desempenho semelhante aos demais FAP, o pré-filtro FAP3 apresentou melhor eficiência e as menores médias de turbidez e cor aparente remanescentes e o FAP1 foi o de pior desempenho. Foram verificados picos de turbidez na água pré-filtrada após as descargas de fundo intermediária (DFI) e na água filtrada após a lavagem dos filtros de pedregulho. A elevação da taxa de filtração não influenciou o desempenho dos pré-filtros, entretanto taxas de filtração entre 200 e 300 m3.m-2.dia-1 foi a faixa escolhida. O FAP se mostrou equalizador na qualidade da água afluente dos filtros de areia.


Keywords


Dupla filtração, granulometria de filtros, aumento de capacidade de produção de ETA, melhoria da qualidade de efluentes de ETA.

References


BRASIL, MINISTÉRIO DA SAÚDE (BR/MS). Consolidação das normas sobre as ações e os serviços de saúde do Sistema Único de Saúde. Portaria de consolidação nº 5/2017. Brasília: MS, 2017.

BRAGA, F. M. G.; CORDEIRO, B. S.; BRANDÃO, C. C. S. Dupla filtração em filtros ascendentes de pedregulho e filtros descendentes de areia aplicada à remoção de algas: influência da granulometria do filtro de areia. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTAL, 24, 2007, Belo Horizonte. Anais ABES, 2007.

DUARTE, M. A. C., Tratamento de água para consumo humano de reservatório eutrofizado através de pré e interoxidação, adsorção em carvão ativado e dupla filtração. [s.l.] Universidade de São Paulo, 2011.

GUSMÃO, P. T. R.; DI BERNARDO, L. Desempenho da dupla filtração utilizando a filtração ascendente em pedregulho e em areia Grossa. In: Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 22, 2003, Joinvile. Anais ABES, 2003.

SABOGAL-PAZ, L. P.; MARQUES, E.; ABICHABK, F. B.; SAKAMTO, J. A. Technical-economic evaluation of double filtration technology. Engenharia Sanitaria e Ambiental, [S.l.], v. 20, p. 525-532, out. 2012.

SILVA, G. G. et al. Tratamento de água de reservatórios por dupla filtração, oxidação e adsorção em carvão ativado granular. Engenharia Sanitaria e Ambiental, v. 17, n. 1, p. 71–80, 2012.




DOI: https://doi.org/10.34119/bjhrv3n4-072

Refbacks

  • There are currently no refbacks.