Educação física especial aplicada ao autismo no Brasil: avanços recentes e perspectivas de atuação/Special physical education applied to autism in Brazil: recent advances and prospects for action

Paulo Augusto Costa Chereguini, Jessica Ribeiro Maximino, Tassiany dos Santos Mota

Abstract


Objetiva-se contextualizar o atendimento em educação física (EF) para pessoas com autismo e, então, descrever um tipo serviço especializado que sido realizado. O exercício é descrito pelo NPDC como emergente prática para tratamento com função antecedente, objetivando aumento de comportamentos de acadêmicos e a redução de comportamento agressivos. Segundo a categoria profissional brasileira, a prescrição de exercício é restrita ao profissional de EF. Isto posto, a atuação deste profissional deveria ser prevista junto à equipe terapêutica que compõe os serviços de saúde para pessoas com autismo. Os atuais currículos de graduação em EF, entretanto, não contemplam conteúdo da área de atuação com o autismo - a educação física especial. Sob esse cenário um tipo de serviço que tem se apresentado desde 2018 para treinar e supervisionar profissionais EF na atuação especializada e articulada com equipe terapêutica sob a ótica analítico-comportamental para o autismo é o Modelo ExerCiência. Cursos instrucionais são realizados em treze estados, quatro instituições de atendimento ao autismo contam com EF, bem como outros dez profissionais autônomos, todos com supervisão. A análise contextual presta-se para o debate sobre os rumos que o atendimento especializado em EF têm sido guiados a fim orientar reorganização profissional e do conteúdo curricular.


Keywords


Autismo, Analítico-comportamental, Educação física, Comportamento. Agressivo.

References


CHEREGUINI, P.A.C Atividade física para populações especiais. Batatais, SP : Claretiano, 2016. 145 p.

CHEREGUINI, P.A.C. Educação Física Especial: Palavra do Especialista. Guia de informações sobre transtorno do espectro autista. 1ed. Fortaleza: Maria Vieira Lira, Erilene Alves da Silva Vale, Josefa Hilda Siqueira Monteiro, 2018, v.1, p.44-45.

MARTIN, G. Consultoria em Psicologia do Esporte: orientações e práticas em análise do comportamento. Campinas: Instituto de Análise do Comportamento, 2001.

REVIDE. Educação Física e pessoas com desenvolvimento atípico. Disponível em: . Acesso em: 22 set. 2019.

MODELOEXERCIENCIA. Soluções via supervisão do Modelo ExerCiência para aulas/atendimentos em Ed Fisica Especial aplicada ao desenvolvimento atípico no Brasil. Fortaleza,19 setembro de 2019. Facebook: @modeloexerciencia. Disponível em: https://www.facebook.com/modeloexerciencia/photos/rpp.160989488090095/478426983013009/?type=3&theater. Acesso em: 22 set. 2019.

MODELOEXERCIENCIA. Agenda de cursos em 2019. Fortaleza, 16 agosto de 2019. Instagran: Modeloexerciencia. Disponível em: https://www.instagram.com/p/B1PWJhfFFvc/. Acesso em: 22 set. 2019.

MODELOEXERCIENCIA. Homepage. 2020. Página inicial. Disponível em: http://www.modeloexerciencia.com.br/ Acesso em: 22 set. 2019.




DOI: https://doi.org/10.34119/bjhrv3n4-042

Refbacks

  • There are currently no refbacks.