Tuberculose pulmonar oportunista em paciente com HIV: sistematização da assistência de enfermagem/Opportunist pulmonary tuberculosis in a patient with HIV: systematization of nursing care

Anderson Junior dos Santos Aragão, Chiara Silmara Santos Silva, Elciane Calandrino Martins, Isabela Araújo de Mesquita, Mônica Santos de Araújo Lima, Risângela Patrícia de Freitas Pantoja da Silva, Erika Rêgo da Cruz, Aline Maria Pereira Cruz Ramos

Abstract


Causada pelo Mycobacterium tuberculosis, a tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível que afeta prioritariamente os pulmões, embora possa acometer outros órgãos. O tratamento da TB em pessoas vivendo com HIV (PVHIV) segue as mesmas recomendações para os não infectados. Objetivou-se explanar o conhecimento vivenciado a partir da utilização da SAE a um paciente com TB-HIV. Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência desenvolvido em um hospital universitário da capital do Pará. O sujeito do estudo foi selecionado ao acaso, os dados coletados, analisados e posteriormente elencados os diagnósticos de enfermagem, implementadas as intervenções necessárias e verificado os resultados esperados, utilizando a taxonomia NANDA, NIC e NOC. Após identificação dos problemas, foram priorizados 4 diagnósticos de enfermagem e elaborou-se o plano de cuidados para cada um deles, evidenciando os resultados a serem alcançados por meio das intervenções. Sistematizar a assistência de enfermagem é, antes de tudo, oferecer ao paciente/cliente uma assistência de enfermagem determinada em lei, que possa garantir a biossegurança e a continuidade do cuidado.


Keywords


Tuberculose pulmonar, HIV, Processo de Enfermagem.

References


- Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis. Manual de Recomendações para o Controle da tuberculose no Brasil / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis. – Brasília, 2018.

- Black TLP, Cardoso MD. Coinfecção TB/HIV em adolescentes residentes em pernambuco, notificados no período de 2001 a 2016. Braz. J. Hea. Rev., Curitiba, 2019; 2(1):321-334.

- Costa MMR, Vilaça DHV, Sousa EC, Junior AAL, Vieira RBR, Teotônio VLA, et. al. A prevalência da tuberculose entre os privados de liberdade no Brasil: uma revisão sistemática. Braz. J. Hea. Rev., Curitiba, 2019; 2(3):1719-1730.

- Herdman TH, Kamitsuru S. Diagnósticos de enfermagem da NANDA: definições e classificação 2018-2020 [recurso eletrônico] / [NANDA International]. Tradução: Regina Machado Garcez. 11ª ed. - Porto Alegre: Artmed, 2018.

- Bulechek GM, Butcher HK, Dochterman JM. Classificação das intervenções de enfermagem (NIC). Tradução: Soraya Imon de Oliveira, et. al; 5ª ed. - Rio de janeiro: Elsevier, 2010.

- Johnson M, Bulechek G, Butcher H, Dochterman J, Maas M, Moorhead S, et. al. Ligações entre NANDA, NOC e NIC: diagnósticos, resultados e intervenções de enfermagem. Tradução Regina Machado Garcez, 2ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.




DOI: https://doi.org/10.34119/bjhrv3n4-021

Refbacks

  • There are currently no refbacks.