Aspectos epidemiológicos da neoplasia maligna da pele conforme o sexo nas regiões norte e nordeste do Brasil / Epidemiological aspects of malignant skin neoplasia according to sex in northern and northeastern Brazil

Renata Brito Marinho, Lorena dos Reis Rabelo, Arthur Fernandes Farias, Thaissa Nazareno de Almeida

Abstract


O câncer de pele é uma das neoplasias de maior incidência no Brasil e tem aumentado em todo o mundo nas últimas três décadas. Esse estudo tem como objetivo descrever e comparar a epidemiologia da neoplasia maligna da pele conforme o sexo nas regiões Norte e Nordeste do Brasil. Trata-se de um estudo epidemiológico descritivo transversal cujos dados foram obtidos por consulta às bases de dados do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde. Através dos dados obtidos, foi possível observar que esta afecção é mais frequente entre os homens e acredita-se que este fato está relacionado com os hábitos de vida deste sexo.


Keywords


Câncer de pele, perfil epidemiológico, radiação ultravioleta.

References


BRASIL. Ministério da Saúde. DATASUS. Acesso em: 11/07/2015.

CASTILHO; I. G.; et. al. Fotoexposição e fatores de risco para câncer da pele: uma avaliação de hábitos e conhecimentos entre estudantes universitários. Anais Brasileiros de Dermatologia, v. 85, n. 2, p.173-8, 2010.

HORA; C.; et. al. Avaliação do conhecimento quanto a prevenção do câncer da pele e sua relação com exposição solar em frequentadores de academia de ginástica, em Recife. Anais Brasileiros de Dermatologia, v. 78, n. 6, p. 693-701, nov./dez, 2003.




DOI: https://doi.org/10.34119/bjhrv3n4-020

Refbacks

  • There are currently no refbacks.