Territorialização: clareando o caminho para a melhoria da saúde dos usuários de uma Unidade Básica de Saúde / Territorialization: clearing the way for imp health of users of a Basic Health Unitroving the

Fernanda Campos D’Avila, Matheus Henrique Amaral de Deus, Vinícius Matheus Pereira Assunção, Ingrid Ferreira da Fonseca, Alisson de Mendonça Uchôa Silva, Anna Flávia Almeida Macedo, Eder Patric de Souza Paula, Marilene Rivany Nunes

Abstract


O presente trabalho é um estudo de campo descritivo exploratório de base documental que propõe reconhecer o perfil epidemiológico da comunidade usuária da Unidade Básica de Saúde Irmã Dora, por meio da territorialização e da produção de um Mapa Inteligente. O projeto foi realizado por meio de consultas das fichas do e-SUS de cadastro domiciliar e individual, recolhendo os dados e confeccionando planilhas para facilitar a análise. Após essa análise, percebeu-se que uma parcela da população se encontra acima do peso, é etilista e tem o diabetes, a hipertensão arterial e a cardiopatia como doenças mais prevalentes. Sendo assim, a territorialização e a produção de um Mapa Inteligente facilita no processo de reconhecimento da comunidade e elaboração de um diagnóstico para criar estratégias de intervenção, a fim de melhorar a qualidade de vida dessa população.


Keywords


Atenção primária à saúde, Estratégia Saúde da Família, Perfil epidemiológico, Perfil de Saúde, Processo Saúde-Doença.

References


COSTA, T.; VASCONCELOS, T. Processo de territorialização da residência multiprofissional na cidade de Quixadá/CE: relato de experiência. Rev. de Ciências Médicas e Biológicas, 2016.

GONDIM, G. M. M.; MONKEN, M. Territorialização em Saúde. In: PEREIRA, I. B. (Org); LIMA, J. C. F. (Org). Dicionário da Educação Profissional em Saúde. 2 ed. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2009. p. 392-398.

SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE DE MINAS GERAIS. Programa Saúde em Casa.

Roteiro para Classificação das Famílias por Grau de Risco. [2017]. Disponível em: < http://www.saude.mg.gov.br/index.php?option=com_gmg&controller=document&id=2941>. Acesso em: 20 nov. 2017.




DOI: https://doi.org/10.34119/bjhrv3n3-244

Refbacks

  • There are currently no refbacks.