Educação física inclusiva na escola: percepção do aluno com deficiência física / Inclusive physical education on school: a physical disabillited student’s perception

Minerva Leopoldina de Castro Amorim, Jéssica Silvia dos Santos Vieira, Kathya Augusta Thomé Lopes, Keegan Bezerra Ponce

Abstract


Para a realização deste estudo optamos por uma abordagem qualitativa, mais especificamente, o estudo de caso. Este trabalho tem como objetivo conhecer a percepção de alunos com deficiência física em relação à sua inclusão nas aulas de Educação Física. A amostra foi composta por quatro alunos com idade entre 9 a 14 anos que estudam na rede regular de ensino. A técnica utilizada foi uma entrevista com pergunta aberta, guiada por uma questão norteadora “Qual a sua percepção como aluno com deficiência das aulas de Educação Física?”. Foi utilizada a Análise de Conteúdo: Técnica de Elaboração e Análise de Unidades de Significado, desenvolvida por Moreira, Simões e Porto para analisar os dados. Através da percepção dos alunos, tivemos como resultado que a inclusão dos mesmos está vinculada a três fatores: relação social, participação nas aulas e acessibilidade.


Keywords


Deficiência Física; Educação Física; Inclusão escolar.

References


BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Direito à educação: subsídios para a gestão dos sistemas educacionais – orientações gerais e marcos legais. Brasília: MEC/SEESP, 2006.

CARNEIRO, M.A. O acesso de alunos com deficiência às escolas e classes comuns: possibilidades e limitações. 2. Ed. – Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.

CARVALHO, R.E. Escola Inclusiva: a reorganização do trabalho pedagógico. 6 ed: Porto Alegre: Mediação, 2014.

CARVALHO, R.E. Educação Inclusiva: com os pingos nos “is”: 11. Ed. (revista atualizada) Porto Alegre; Mediação, 2016.

GLAT, R.; PLETSCH, M.D. Inclusão escolar de alunos com necessidades especiais. Rio de Janeiro, Ed. UERJ, 2011.

GUARIETI, et al. Avaliação da Qualidade de Vida de Jogadores de Basquetebol em Cadeira de rodas. Braz. J. Hea. Rev., Curitiba, v. 2, n. 4, p. 3908-3919 jul./ago. 2019.

MOREIRA, W.W.; SIMÕES, R.; PORTO, E. Análise de conteúdo: técnica de elaboração e análise de unidades de significado. R. bras. Ci. e Mov. 2005; 13(4): 107-114.

SASSAKI, R.K. Inclusão: construindo uma sociedade para todos, Rio de Janeiro: WVA, 1997.

SILVA, C. R. B.; KLUMPP, C. F. B. A importância da relação família-escola na educação inclusiva de aluno com deficiência. Braz. J. Hea. Rev., Curitiba, v. 3, n. 3, p.4611- 4629 may./jun. 2020.




DOI: https://doi.org/10.34119/bjhrv3n3-243

Refbacks

  • There are currently no refbacks.